Educação ambiental e ensino de ciências e biologia tensões e diálogos

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Maria Jacqueline Girão Soares de Lima

Resumo

Neste artigo, apresento tensões e diálogos na interface entre a Educação Ambiental (EA) e o Ensino de Ciências (ECB) e seus desdobramentos na escola, problematizando tradições curriculares que limitam e hierarquizam as interações entre os dois campos. Identifico características epistemológicas e curriculares de uma EA escolar que reúne um conjunto de práticas e conhecimentos sui generis e, a partir de experiências na pesquisa e na extensão, ressalto a necessidade de novas interlocuções teórico-metodológicas para aprofundar o diálogo entre a EA e o ECB e buscar novas perspectivas de análise. Trago o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) do Ensino de Ciências para propor uma Educação Ambiental/científica e uma formação docente críticas, potencializadas pela extensão universitária.

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Como Citar
Lima, M. J. G. S. de. (2019). Educação ambiental e ensino de ciências e biologia: tensões e diálogos. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 12(1), 115–131. https://doi.org/10.46667/renbio.v12i1.182
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Maria Jacqueline Girão Soares de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Didática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluninense (UFF). Trabalha com Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Formação Docente.

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