O que eu vi na escola relatos de uma professora de ciências sobre questões de gênero e étnico raciais

Conteúdo do artigo principal

Julia Dionísio Cavalcante da Silva
Maria Jacqueline Girão Soares de Lima

Resumo

A partir da narrativa de vivências em escolas municipais de SP, Ivone, uma professora de Ciências iniciante, se valeu da descrição de episódios cotidianos para ilustrar suas principais angústias profissionais, produzidas pelas recorrentes manifestações de machismo e racismo que presenciou na escola. Para a professora, estas situações funcionam como combustível para a análise e revisão de seu próprio percurso formativo. Através delas pôde reconhecer a responsabilidade do ensino de Ciência no enfretamento de questões de gênero e étnico raciais. Este artigo expõe e analisa os relatos de Ivone, a partir de uma perspectiva crítica sobre o ensino de Ciências e tendo em vista as possibilidades de ação docente.  

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Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, J. D. C. da, & Lima, M. J. G. S. de. (2021). O que eu vi na escola: relatos de uma professora de ciências sobre questões de gênero e étnico raciais. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 213–231. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.545
Seção
Dossiê Temático - Gênero, Sexualidade e Ensino de Biologia - entre práticas
Biografia do Autor

Julia Dionísio Cavalcante da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ – Brasil.

Maria Jacqueline Girão Soares de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Professora da Faculdade de Educação  - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.  

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