O tema doenças infecciosas no ensino médio análise de livros didáticos do Exame Nacional do Ensino Médio e percepção dos alunos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia dos organismos. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2010. v. 2.
ANDRADE, G. G. A metodologia do ENEM: uma reflexão. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, n. 33, p. 67-76, jan./jul. 2012.
AUGUSTO, T. G. S.; CALDEIRA, A. M. A. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de ciências da natureza. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 139-154, 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (versão final). 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 abr 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria N° 109, de 27 de maio de 2009. Dispõe sobre informações a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 08 jun. 2009. p. 14-20.
CATANI, A. et al. Ser protagonista - biologia. 2 ed. São Paulo: Edições SM, 2013. v. 2.
COUTINHO, F. Â. et al. Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 10, n. 3, p. 1-18, 2010.
DIB, L. V.; BARBOSA, A. S.; BASTOS, O. M. P.; UCHÔA, C. M. A. Parasitoses negligenciadas em livros didáticos do Ensino Fundamental II do PNLD 2014. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 292–314, 2019.
FAVARETTO, J. A. Biologia unidade e diversidade. 1 ed. São Paulo: FTD, 2016. v. 2.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje. 2 ed. São Paulo: Ática, 2013. v. 2.
LOPES, S.; ROSSO, S. Bio. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. v. 2.
LOPES, S.; ROSSO, S. Bio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. v. 3.
LOPES, W. R.; VASCONCELOS, S. D. Representação e distorções conceituais do conteúdo “Filogenia” em livros didáticos de biologia do Ensino Médio. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 149-165, set-dez 2012.
MENDONÇA, V. L. Biologia: os seres vivos. 3 ed. São Paulo: AJS, 2016. v. 2.
MORAES, V. R. A. de; GUIZZETTI, R. A. Percepções de alunos do terceiro ano do Ensino Médio sobre o corpo humano. Ciência e Educação, Bauru, v. 22, n. 1, p.253-270, 2016.
NIGRO, R. G.; TRIVELATO, S. L. F. Leitura de textos de ciências de diferentes gêneros: um olhar cognitivo-processual. Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 553-573, 2010.
OGO, M. Y.; DE GODOY, L. P. #Contato Biologia. São Paulo: Quinteto, 2016. v. 2.
PEIXE, P. D.; PINHEIRO, L. G.; DE ARAÚJO, M. F. F.; MOREIRA, S. A. Os temas DNA e Biotecnologia em livros didáticos de biologia: abordagem em ciência, tecnologia e sociedade no processo educativo. Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 1, p. 177-191, jan./fev. 2017.
SCHMIDT, B.; CREPALDI, M. A.; BOLZE, S. D. A.; NEIVA-SILVA, L.; DEMENECH, L. M. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, e200063, p. 1-13, 2020.
SILVEIRA, F. L. da; BARBOSA, M. C. B.; DA SILVA, R. Exame nacional do ensino Médio (ENEM): uma análise crítica. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 1–5, 2015.
THOMPSON, M.; RIOS, E. P. Conexões com a Biologia. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2016. v. 3.
TRIVELATO, S. L. F.; TONIDANDEL, S. M. R. Ensino por investigação: eixos organizadores para sequências de ensino de biologia. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 97-114, Nov. 2015.
OLDSTONE, M. B. A. Viruses, plagues and history: past, present and future. Canada: Oxford Univ., 2010.
VASCONCELOS, P. F. C. Doença pelo vírus Zika: um novo problema emergente nas Américas?. Revista Pan-Amazônica de Saúde, Ananindeua, v. 6, n. 2, p. 9-10, 2015.