Sequência didática sobre arboviroses aspirando à consciência crítica na formação integral

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Paola Eduarda de Araújo
Olavo Henrique Menin

Resumo

Arboviroses, como dengue, febre amarela, zika e chikungunya, têm se tornado um crescente problema de saúde pública. Ações “campanhistas” do poder público que não sensibilizam adequadamente a população e a falta de um debate crítico-reflexivo dificultam a conscientização e o combate a essas doenças. Este artigo objetiva apresentar o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) que foi baseada na pesquisa como princípio pedagógico e nos preceitos da formação integral dos alunos. Os resultados apontam que a proposta se mostrou significativa na aprendizagem e sensibilização, tornando-a um instrumento de ensino que contribuiu para o pensamento crítico-científico e para o desenvolvimento da capacidade de interação com a comunidade e para a participação social dos alunos.

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Como Citar
Araújo, P. E. de, & Menin, O. H. . (2021). Sequência didática sobre arboviroses aspirando à consciência crítica na formação integral. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(2), 991–1010. Recuperado de https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/605
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Paola Eduarda de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Sertãozinho, SP- Brasil. Professora da rede Municipal e Estadual da cidade de Sertãozinho. São Paulo, SP- Brasil.

Olavo Henrique Menin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Ciências na área de Física Aplicada à Medicina e Biologia - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Sertãozinho. São Paulo, SP - Brasil.  

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