A utilização do cordel como recurso nos trabalhos em ensino de ciências uma revisão sistemática da literatura
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A literatura de cordel vem sendo utilizada como recurso no processo de ensino aprendizagem de conteúdos de diferentes disciplinas curriculares. Diante disso, apontamos a necessidade de conhecer os desdobramentos deste recurso no ensino de ciências. Neste artigo apresentamos os resultados de uma revisão sistemática realizada nas atas de 10 edições do Encontro Nacional de Ensino de Ciência e 07 edições do Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Localizamos 12 trabalhos. Após leitura, os textos foram organizados em duas categorias. Embora a quantidade tenha sido incipiente, um aspecto observado nas produções foi a notoriedade que os autores deram ao evidenciarem as potencialidades do cordel no ensino de ciência, tais como, interdisciplinaridade, motivação discente, valorização do contexto social e cultural, dentre outros.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALMEIDA, C.; MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. Representações da ciência e da tecnologia na literatura de cordel. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 11, n. 3, p. 5-25, 2016.
ARAÚJO JR, A.; GASTAL, M.L.; AVANZI, M. R. Histórias de vida penduradas em cordel: uma experiência de troca de saberes no ensino de biologia para jovens e adultos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 7., Campinas, SP, 2011 Anais [...].. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1272-1.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
ASSIS, R. A. DE; TENÓRIO, C. M.; CALLEGARO, T. Literatura de cordel como fonte de informação. CRB8 Digital, v. 5, n. 1, p. 3-21, 2012.
BARBOSA, A. S. M.; PASSOS, C. M. B.; COELHO, A. de A. O cordel como recurso didático no ensino de ciências. Revista Experiências no Ensino de Ciências, v. 62, p.161-168, 2011. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID154/v6_n2_a2011.pdf. Acesso em: 23 jul. 2019.
BARBOSA, T. F.; GALLÃO, M.Z. O cordel como método avaliativo no ensino de zoologia. Revista SBENBio.v.11, p. 637- 647, 2018. Disponível em: https://sbenbio.org.br/wpcontent/uploads/anais/anais_vii_enebio_norte_completo_2018.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
CARREIRO, L. M. et al. A importância do uso da literatura do cordel como facilitador do ensino-aprendizagem da química orgânica no ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 16., Salvador, 2012. Anais [...] Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7933. Acesso em: 24 dez. 2018.
COELHO, I. M. de A. et al. As moléstias das pulgas: a literatura de cordel como proposta para o ensino de ciências e biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA E II EREBIO (REGIONAL 4), 4., 2012; ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 5., Goiânia. 2012, Anais [...] p. 1-10. Disponível em: https://sbenbio.org.br/revistas/revista-sbenbio-edicao-5/. Acesso em: 21 nov. 2020.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404/295. Acesso em: 07 mar. 2020.
FERREIRA, L.S. dos S. et al. A educação ambiental por meio da literatura de cordel no ensino do lixo e meio ambiente. Revista SBENBio.v.11, p. 637- 647, 2018. Disponível em: https://sbenbio.org.br/wpcontent/uploads/anais/anais_vii_enebio_norte_completo_2018.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1987. 124 p.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GONTIJO, C. H. Criatividade em matemática: um olhar sob a perspectiva de sistemas. Zetetike, Campinas, v. 15, n. 2, p. 153-172, 2009.
HAURÉLIO, M. Literatura de cordel do sertão à sala de aula. São Paulo: Paulus, 2013.
HOFFMANN, C. et al. O desempenho das universidades brasileiras na perspectiva do Índice Geral de Cursos (IGC). Educação e Pesquisa, v. 40, n. 3, p. 651-665, 2014.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Edusp, 2008.
LIMA, J. M.; SOUSA, J. M.; GERMANO, M. G. A literatura de cordel como veículo de popularização da ciência: uma intervenção no ensino de física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 7., Campinas, SP, 2011 Anais [...] Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0934-1.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MENEZES, J. B. F.; PAULA, F. W. S.; PAIXÃO, G. C. Biologia em cordel: quando a literatura e a ciência se encontram em sala de aula. Revista SBENBio.v.7, p. 2687-2698, 2014. Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0224-1.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
MORAIS, R. M. de et al. Utilização de material didático regional: sensibilizando a população para profilaxia de doenças emergentes. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2017, Florianópolis. Anais [...]. p. 1-8. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2097-1.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. Rev. NEaD-UNESP, v. 2, n. 1, p. 355–381, 2016.
NASCIMENTO, C. A. do. et al. Ciências naturais e interdisciplinaridade: um relato de experiência do projeto reciclagem e sustentabilidade do planeta. Revista SBENBio.v.7, p. 1107- 1116, 2014. Disponível em: https://sbenbio.org.br/wp-content/uploads/edicoes/revista_sbenbio_n7.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
OLIVEIRA, R. M. A Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., Florianópolis, SC, 2013. Anais [...]. p. 3192-3207. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1490. Acesso em: 12 set. 2021.
OLIVEIRA, S. M. L.; ALMEIDA, R. O. A utilização da literatura de cordel como instrumento mediador na aprendizagem sobre aquecimento global. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 10., Águas de Lindóia, SP, 2015. Anais [...]. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1654-1.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
PAGLIUCA, L. M. F. et al. Literatura de cordel: veículo de comunicação e educação em saúde. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 16, n. 4, p. 662-670, 2007.
PEREIRA, L. M. G. et al. O cordel no ensino de microbiologia: a cultura popular como ferramenta pedagógica no ensino superior. Revista Eletrônica de Comunicação Informação e Inovação em Saúde, v. 8, n. 4, p. 512-524, 2014.
PUHL, P. R.; LOPES, P. Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular. Comunicação Mídia e Consumo, v. 8, n. 22, p. 35-63, 2011.
RANGEL, M.; ROJAS, A. A. Ensaio sobre arte e ciência na formação de professores. Revista Entreideias, v. 3, n. 2, p. 73-86, 2014.
SANTOS, L. P.; DUARTE. D. S.; AGUIAR, L.O.; VIEIRA, G. A. B. A utilização da literatura de cordel como material didático para o ensino de química. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., Natal, RN, 2016. Anais [...] v. 1, p.1-7, 05 out. 2016. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/anais.php. Acesso em: 24 out. 2020.
SANTOS, S. M. L. dos.; ALMEIDA, R. O. de. O contexto histórico das discussões sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global: a literatura de cordel como possibilidade didática. Revista SBENBio.v.7, p. 6889-6899, 2014. Disponível em: https://sbenbio.org.br/wp-content/uploads/edicoes/revista_sbenbio_n7.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
SANTOS, E.; SILVA, I. P.; SANTOS, W. J. Reflexões acerca das potencialidades didáticas da literatura de cordel para o ensino de ciências. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, 2019. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4976. Acesso em: 19 mai. 2020.
SILVA, M. G. da.; ARAGÃO. P. C. de. Cordel no ensino de ciências: uma revisão da literatura. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4., 2017. Anais [...] v.1, p.1-10, 2017. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/36315. Acesso em: 20 out. 2020.
SILVA, M. G. da.; DIAS, M. A. da S.; ARAGÃO, P. C. de. A literatura de Cordel no Ensino de ciências: um olhar para os folhetos do poeta Manoel Monteiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 12., 2019.Anais do...Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_11_1.htm. Acesso em: 01 de dez. 2020.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 1.; JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO, 4.; SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM, 12., Maringá, PR, 2007. Anais [...]. p. 110-114. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2015-II/slides/Rec%20Didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202015-II.pdf. Acesso em: 19 set. 2021.
SOUSA, I. C. De. Literatura de cordel: uma ferramenta didática para ensino e aprendizagem da fisiologia humana integranda. Revista SBENBio.v.9, p. 4710-4720, 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/wpcontent/uploads/edicoes/revista_sbenbio_n9.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.