A literatura de cordel como potencializadora dos processos de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia um levantamento bibliográfico

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Yanka dos Santos e Santos
Maria José Souza Pinho

Resumo

A Literatura de Cordel no Brasil permanece viva. Inclusive, a resistência deste gênero literário tem fomentado discussões importantes no meio acadêmico. Em razão disso, publicações sobre o potencial do Cordel no processo de ensino e aprendizagem tem sido cada vez mais constantes. Neste sentido, a presente pesquisa objetivou investigar a potencialidade do uso da Literatura de Cordel como recurso didático no ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia através de um levantamento bibliográfico. Os estudos primários analisados foram encontrados através de uma busca automática utilizando os descritores Cordel e Ciências, Cordel e Biologia nas bases de dados: Portal de Periódicos CAPES, Scientific Electronic Library Online – SciELO e Google acadêmico. Tais produções passaram por um processo de seleção, enxergando a partir dos títulos e palavras chave as que mais se aproximavam do nosso objeto de estudo. Dessa forma, a amostra constituiu-se por seis publicações. A análise crítica das produções selecionadas foi realizada através de uma leitura do estudo na íntegra e da técnica de análise de conteúdo. Concluímos, que o Cordel quando aliado ao processo de ensino e aprendizagem desperta o interesse do educando para as mais diversificadas temáticas. Em vista disso, enxergamos no gênero uma alternativa didática inovadora capaz de possibilitar ao aluno uma educação contextualizada.


Palavras-chave: Cordel. Ensino de Biologia. Ensino de Ciências.

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Como Citar
Santos, Y. dos S. e, & Pinho, M. J. S. (2023). A literatura de cordel como potencializadora dos processos de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia: um levantamento bibliográfico. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1313–1328. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1020
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Yanka dos Santos e Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialização em Docência em Biologia - Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, PE - Brasil.

Maria José Souza Pinho, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil. Professora Permanente Adjunta - Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Senhor do Bonfim, BA-Brasil

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