Tesstures between theses and dissertations on PCK (Pedagogical Content Knowledge) in Science and Biology teaching
Main Article Content
Abstract
The present work aimed to understand how Pedagogical Content Knowledge (PCK) has manifested itself in the teaching of Science and Biology. The analysis was carried out using dissertations and theses that make up the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, as well as in the CAPES Catalog of Theses and Dissertations. The time frame covers the period from 2011 to 2022. The data that make up the corpus were organized according to the content analysis technique. The results indicate the scarcity of work involving the Teaching of Science and Biology
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
ALMEIDA, P. C. A. et al. Categorias teóricas de Shulman: revisão integrativa no campo da formação docente. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 174, p. 130-149, 2019.
ALVES, M.; BEGO, A. M.; ZULIANI. S. R. Q. A. Desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo por meio da implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica. Educação Química en Punto de Vista, [S. l.], 2023.
ARRIGO, V. et al. Desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de uma licencianda em Química no estágio supervisionado. Educação em Revista, v.38, e33826, 2022.
CORTES JUNIOR, L.P.; SÁ, L. Conhecimento pedagógico do conteúdo no contexto da educação ambiental: uma experiência com mestrandos em Ensino de Ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 19, p.1-22, 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Ed.rev.ampl. São Paulo: Edições 70 Brasil; [1977] 2016.
FERNANDEZ, C. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 500-528, 2015.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L .M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019.
GIROTTO JUNIOR, G. De licenciando a professor de Química: um olhar sobre o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
GOES, L. F. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: estado da arte no campo da educação e no ensino de química. 2014. 155f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto de Química, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
GOES, L. F.; FERNANDEZ, C. Reflexões metodológicas sobre pesquisas do tipo estado da arte: investigando o conhecimento pedagógico do conteúdo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 1, p. 94-118, 2018.
INEICHEN, C. V.; GOES, LUCIANE F.; FERNANDEZ, C.; NOGUEIRA, K. S. C. Conhecimento e saberes docentes no ensino de Química: o que revelam as Teses e Dissertações. Research, Society and Development, v. 9, p. 1-28, 2020.
LOUGHRAN, J.; MULHALL, P.; BERRY, A. In search of pedagogical content knowledge in science: developing ways of articulating and documenting professional practice. Journal of Research in Science Teaching, v. 41, n. 4, p. 370-391, 2004.
MORAIS, M. R. A mobilização do conhecimento pedagógico do conteúdo de plantas medicinais de professoras em formação. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2022.
MELO, L.; CANÃDA, F. Emociones que emergen durante el análisis del conocimiento didáctico del contenido sobre el campo eléctrico. Ciênc. Educ., Bauru, v. 24, n. 1, p. 57-70, 2018.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S Shulman. Educação, Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 68-70, 2004.
NOVAIS, R. M.; GALVÃO, C.; FERNANDEZ, C. Um estudo sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo de “cinética enzimática” de um professor do ensino superior por meio das suas narrativas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 15, n. 1, p. 53-78, 2016.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1–22, 1987.
SHULMAN, L. S. Those who understand knowledge growth teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, L. S.; SHULMAN, J. H. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos Cenpec, v. 6, n. 1, p. 120-142, 2016.
SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, v. 4, n. 2, p. p.196-229, 2015.
SILVA, A.N.; FERNANDEZ, C. Um professor de Química, um conteúdo e dois contextos escolares: do PCK pessoal ao PCK em ação. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.23, e26404, 2021.
SNYDER, H. Literature review as a research methodology: an overview and guidelines. Journal of Business Research, n.104, p.333-339 2019.