OTHER FORESTS, OTHER IMAGES: TEACHING BIOLOGY IN AFFECTIVE ALLIANCES WITH ARTS AND INDIGENOUS LITERATURE

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Victor Hugo da Silva Iwakami
Rafael Caetano do Nascimento
Alik Wunder

Abstract

In this article, we engage with the images and narratives of the Yanomami people through the literary work The Spirit of the florest by Davi Kopenawa and Bruce Albert (2023). How can we live in/with the ruins of the Anthropocene and find other perspectives, other forms of knowledge, other images amidst this scenario? Teaching biology in a world in ruins challenges us to subvert the principle of separability from life and to think of education through affective alliances. The research is built upon references from experimental and cartographic research methodologies, where the relationships with Indigenous literature emerge through encounters with images and creative processes empowered by difference. The encounter with the knowledge and images of a Yanomami forest-land (urihi a) evokes other ways of relating to the forest and to life. Through thinking with these images and knowledges, we seek to activate confluences between biology, the forest, and Indigenous cosmologies.

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Article Details

How to Cite
Iwakami, V. H. da S., Caetano do Nascimento, R., & Wunder, A. (2025). OTHER FORESTS, OTHER IMAGES:: TEACHING BIOLOGY IN AFFECTIVE ALLIANCES WITH ARTS AND INDIGENOUS LITERATURE. SBEnBio Biology Teaching Journal, 18(nesp.1), 244–263. https://doi.org/10.46667/renbio.v18inesp.1.2085
Section
Dossiê Temático: Ensino de Biologia diante do Antropoceno: fabulando respostas, experimentando caminhos
Author Biographies

Victor Hugo da Silva Iwakami, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Formado em Licenciatura em Ciências Biológicas (2013 - 2018), Mestre em Educação (2020 - 2022) e doutorando em educação (2024 - atualmente), todas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente em ciências e biologia na rede estadual de ensino de São Paulo (2019-2023). Na pós-graduação desenvolve pesquisas na linha de Linguagem e Arte em educação, voltada ao estudos imagéticos com foco no intenso encontro com povos originários, desenho e narrativas.

Rafael Caetano do Nascimento, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, leitura, experiência, cartografia, experimentação e extensão universitária.

Alik Wunder, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Tenho graduação em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, SP, Brasil (1999), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente sou professora livre docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, vinculada ao departamento de educação, conhecimento, linguagem e arte (Delart), atuando na pós-graduação em educação, na linha de pesquisa arte e linguagem em educação, e na graduação em cursos de licenciatura. Sou pesquisadora do Laboratório dos Estudos Audiovisuais - Olho, do qual sou vice-coordenadora. Atuo como membro da Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas, ligada à Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp, a qual coordenei entre 2020-2022. Realizo pesquisas na área de educação, com ênfase em estudos da imagem, em especial a fotografia, filosofia contemporânea, experimentações visuais e literárias, artes e pensamentos indígenas.

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