OUTRAS FLORESTAS, OUTRAS IMAGENS O ENSINO DE BIOLOGIA EM ALIANÇAS AFETIVAS COM AS ARTES E LITERATURAS INDÍGENAS

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Victor Hugo da Silva Iwakami
Rafael Caetano do Nascimento
Alik Wunder

Resumo

Neste artigo nos envolvemos com as imagens e narrativas do povo Yanomami a partir da obra literária O espírito da floresta de Davi Kopenawa e Bruce Albert (2023). ​​Como viver nas/com as ruínas do Antropoceno e encontrar outras perspectivas, outros conhecimentos, outras imagens em meio deste cenário? Ensinar biologia em um mundo em ruínas nos lança ao desafio de subverter o princípio da separabilidade com a vida e pensar a educação pelas alianças afetivas. A pesquisa constrói-se a partir de referenciais da pesquisa-experimentação e cartográfica em que as relações com a literatura indígena se dão pelo encontro com imagens e processos criativos potencializados pela diferença. O encontro com saberes e imagens de uma terra-floresta (urihi a) yanomami evoca outros modos de relação com a floresta e a vida. Por meio do pensamento com estas imagens e saberes, buscamos acionar confluências entre a biologia, a floresta e as cosmologias indígenas.

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Como Citar
Iwakami, V. H. da S., Nascimento, R. C. do, & Wunder, A. (2025). OUTRAS FLORESTAS, OUTRAS IMAGENS: O ENSINO DE BIOLOGIA EM ALIANÇAS AFETIVAS COM AS ARTES E LITERATURAS INDÍGENAS. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(nesp.1), 244–263. https://doi.org/10.46667/renbio.v18inesp.1.2085
Seção
Dossiê Temático: Ensino de Biologia diante do Antropoceno: fabulando respostas, experimentando caminhos
Biografia do Autor

Victor Hugo da Silva Iwakami, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Formado em Licenciatura em Ciências Biológicas (2013 - 2018), Mestre em Educação (2020 - 2022) e doutorando em educação (2024 - atualmente), todas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente em ciências e biologia na rede estadual de ensino de São Paulo (2019-2023). Na pós-graduação desenvolve pesquisas na linha de Linguagem e Arte em educação, voltada ao estudos imagéticos com foco no intenso encontro com povos originários, desenho e narrativas.

Rafael Caetano do Nascimento, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, leitura, experiência, cartografia, experimentação e extensão universitária.

Alik Wunder, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Tenho graduação em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, SP, Brasil (1999), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente sou professora livre docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, vinculada ao departamento de educação, conhecimento, linguagem e arte (Delart), atuando na pós-graduação em educação, na linha de pesquisa arte e linguagem em educação, e na graduação em cursos de licenciatura. Sou pesquisadora do Laboratório dos Estudos Audiovisuais - Olho, do qual sou vice-coordenadora. Atuo como membro da Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas, ligada à Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp, a qual coordenei entre 2020-2022. Realizo pesquisas na área de educação, com ênfase em estudos da imagem, em especial a fotografia, filosofia contemporânea, experimentações visuais e literárias, artes e pensamentos indígenas.

Referências

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