OTROS BOSQUES, OTRAS IMÁGENES: LA ENSEÑANZA DE LA BIOLOGÍA EN ALIANZAS AFECTIVAS CON LAS ARTES Y LITERATURAS INDÍGENAS

Contenido principal del artículo

Victor Hugo da Silva Iwakami
Rafael Caetano do Nascimento
Alik Wunder

Resumen

En este artículo nos involucramos con las imágenes y narrativas del pueblo Yanomami a partir de la obra literaria “El espíritu de la selva” de Davi Kopenawa y Bruce Albert (2023). ¿Cómo vivir en/con las ruinas del Antropoceno y encontrar otras perspectivas, otros conocimientos, otras imágenes en medio de este escenario? Enseñar biología en un mundo en ruinas nos lanza al desafío de subvertir el principio de separabilidad con la vida y pensar la educación desde alianzas afectivas. La investigación se construye a partir de referentes de la investigación-experimentación y cartográfica, donde las relaciones con la literatura indígena se dan a través del encuentro con imágenes y procesos creativos potenciados por la diferencia. El encuentro con saberes e imágenes de una tierra-bosque (urihi a) yanomami evoca otros modos de relación con el bosque y con la vida. A través del pensamiento con estas imágenes y saberes, buscamos activar confluencias entre la biología, el bosque y las cosmologías indígenas.

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Cómo citar
Iwakami, V. H. da S., Caetano do Nascimento, R., & Wunder, A. (2025). OTROS BOSQUES, OTRAS IMÁGENES:: LA ENSEÑANZA DE LA BIOLOGÍA EN ALIANZAS AFECTIVAS CON LAS ARTES Y LITERATURAS INDÍGENAS. Revista De Enseñanza De Biología SBEnBio, 18(nesp.1), 244–263. https://doi.org/10.46667/renbio.v18inesp.1.2085
Sección
Dossiê Temático: Ensino de Biologia diante do Antropoceno: fabulando respostas, experimentando caminhos
Biografía del autor/a

Victor Hugo da Silva Iwakami, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Formado em Licenciatura em Ciências Biológicas (2013 - 2018), Mestre em Educação (2020 - 2022) e doutorando em educação (2024 - atualmente), todas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente em ciências e biologia na rede estadual de ensino de São Paulo (2019-2023). Na pós-graduação desenvolve pesquisas na linha de Linguagem e Arte em educação, voltada ao estudos imagéticos com foco no intenso encontro com povos originários, desenho e narrativas.

Rafael Caetano do Nascimento, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, leitura, experiência, cartografia, experimentação e extensão universitária.

Alik Wunder, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Tenho graduação em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, SP, Brasil (1999), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente sou professora livre docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, vinculada ao departamento de educação, conhecimento, linguagem e arte (Delart), atuando na pós-graduação em educação, na linha de pesquisa arte e linguagem em educação, e na graduação em cursos de licenciatura. Sou pesquisadora do Laboratório dos Estudos Audiovisuais - Olho, do qual sou vice-coordenadora. Atuo como membro da Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas, ligada à Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp, a qual coordenei entre 2020-2022. Realizo pesquisas na área de educação, com ênfase em estudos da imagem, em especial a fotografia, filosofia contemporânea, experimentações visuais e literárias, artes e pensamentos indígenas.

Citas

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