RIZOMAS NAS RUÍNAS COMPOSIÇÕES PARA O CURRÍCULO DE BIOLOGIA DIANTE DO ANTROPOCENO
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Resumo
No Antropoceno, o humano, com suas atividades antrópicas, foi capaz de alterar profundamente a composição química da atmosfera, aumentando as temperaturas terrestres, causando derretimento das calotas polares, aumento do nível do mar, ocorrência de chuvas e secas intensas, criando paisagens de ruínas e causando um colapso jamais antes sonhado. Mas essas ruínas não devem paralisar as pessoas: é com esse mundo arruinado que se devem criar possibilidades de mundos possíveis. Nesse sentido, o ensino de Biologia não deve se eximir da responsabilidade de produzir respostas frente à crise ecológica. Para tanto, é preciso reinventar as imagens de currículos ainda fundamentados em princípios disciplinares. Nessa direção, o presente ensaio aposta em rizomas nas ruínas, na experimentação de currículos rizomáticos em conexão com a Biologia e narrativas insurgentes, que ensinam a (re)pensar as relações do humano com a Terra, com os outros seres terrestres e consigo mesmo.
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