O CHAMADO DO CHTHULUCENO FABULAÇÕES ESPECULATIVAS E ENSINO DE BIOLOGIA

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Luiza Dantas Benttenmüller Amorim
Shaula Maíra Vicentini de Sampaio

Resumo

Diante das devastações do Antropoceno, é possível nos engajarmos em colaborações com os seres mais que humanos e suas diversas ontologias a fim de resistirmos juntos às catástrofes que se anunciam e imaginarmos outras estórias possíveis para o mundo? Neste artigo, tomamos as teias multiespécies do Chthuluceno e as fabulações especulativas de Donna Haraway (2023) como convocações para pensarmos em biologias mais atentas à alteridade dos seres ctônicos e às coexistências que permitiram o estabelecimento das diferentes formas de vida ao longo da estória evolutiva da/na Terra. Assim, discutimos sobre os desdobramentos de uma oficina de escrita fabulativa realizada com licenciandos em biologia, despertando reflexões quanto aos vários mundos que vieram a existir através da criação de  estórias que conjugam saberes biológicos às múltiplas formas dos seres habitarem as ruínas do planeta. Pensamos nas fabulações especulativas como potencializadoras de imaginações, permitindo que vislumbremos refúgios em tempos de colapso ecológico.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Dantas Benttenmüller Amorim, L., & Maíra Vicentini de Sampaio, S. (2025). O CHAMADO DO CHTHULUCENO: FABULAÇÕES ESPECULATIVAS E ENSINO DE BIOLOGIA. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(nesp.1), 636–656. https://doi.org/10.46667/renbio.v18inesp.1.2128
Seção
Dossiê Temático: Ensino de Biologia diante do Antropoceno: fabulando respostas, experimentando caminhos
Biografia do Autor

Luiza Dantas Benttenmüller Amorim

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestra em Educação e licenciada em Ciências Biológicas pela mesma Universidade.

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora associada I da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando no curso de licenciatura em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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