Análise do potencial de uma Sequência Didática Interativa (SDI) com uso de blocos de resina para o ensino de artrópodes no ensino fundamental

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Roberta Bartelmebs
Eduarda Tomin Carmelo

Resumo

Neste trabalho, relatamos a aplicação de uma Sequência Didática Interativa (SDI) com blocos de resina, nos quais havia animais incrustados, para trabalhar o conteúdo de Artrópodes, na disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II.  O objetivo foi o de compreender como o uso de blocos de resina aliado a uma SDI pode potencializar a aprendizagem do filo Arthropoda. A coleta de dados foi realizada por meio de observação, diário de campo e desenhos produzidos pelos alunos de uma turma de oitavo ano. A SDI foi realizada em três etapas. A partir da análise dos dados, é possível afirmar que a SDI potencializou a aprendizagem do filo Arthropoda. 

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Como Citar
Bartelmebs, R., & Carmelo, E. T. (2022). Análise do potencial de uma Sequência Didática Interativa (SDI) com uso de blocos de resina para o ensino de artrópodes no ensino fundamental. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(2), 950–969. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i2.806
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Roberta Bartelmebs, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação em Ciências e Matemática - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Porto Alegre, RS -  Brasil. Professora Adjunta - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Palotina, PR - Brasil.

Eduarda Tomin Carmelo, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil.

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