A alquimia dos Mestrados Profissionais em Ensino como inovações curriculares
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo analisa os discursos veiculados pelas políticas oficiais para o Mestrado Profissional (MP) em Ensino que participam da produção de sentidos sobre a relação teoria e prática. Em perspectiva sociocultural, investiga os discursos presentes em Documentos emitidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior para a área de Ensino. A constituição desses cursos está envolvida em uma história permeada por singularidades, como a criação dos próprios MP, em meio a repetibilidades. O MP é visto como uma inovação devido ao impacto em diferentes níveis de ensino, legitimada pelos discursos sobre a relação entre teoria e prática proferidos na avaliação. Em estudos como esse, pretendemos facilitar uma proliferação de sentidos possíveis para os currículos.
Downloads
Detalhes do artigo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BORDIN, Tamara Maria. O saber e o poder: a contribuição de Michel Foucault. Saberes, v.1, n. 10, p. 225-235, nov. 2014.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 21. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre história. 2. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento de Orientações para a Criação de Cursos Novos da Área de Ensino. Brasília: MEC/CAPES, 2022. 18 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório de Avaliação da Área de Ensino. Quadriênio 2017-2020. Brasília: MEC/CAPES, 2021. 81 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento da Área de Ensino. Quadriênio 2017-2020. Brasília: MEC/CAPES, 2019a. 19 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento de Orientações para a Criação de Cursos Novos da Área de Ensino. Brasília: MEC/CAPES, 2019b. 12 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório do Seminário de Meio Termo da Área de Ensino. Quadriênio 2017-2020. Brasília: MEC/CAPES, 2019c. 26 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório de Avaliação da Área de Ensino. Quadriênio 2013-2016. Brasília: MEC/CAPES, 2017b. 102 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento da Área de Ensino. Quadriênio 2013-2016. Brasília: MEC/CAPES, 2016a. 54 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento de Orientações para a Criação de Cursos Novos da Área de Ensino. 2016. Brasília: MEC/CAPES, 2016b. 20 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório do Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-graduação em Ensino, 4. Brasília: MEC/CAPES, 2015. 110 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório do Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-graduação em Ensino, 3. Brasília: MEC/CAPES, 2014. 63 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento da Área de Ensino. Triênio 2010-2012. Brasília: MEC/CAPES, 2013a. 80 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório de Avaliação da Área de Ensino. Triênio 2010-2012. Brasília: MEC/CAPES, 2013b. 45 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório do Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-graduação em Ensino, 1. Brasília: MEC/CAPES, 2013c. 13 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento de Orientações para a Criação de Cursos Novos da Área de Ensino. Brasília: MEC/CAPES, 2012. 10 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Comunicado número 001/2011. Brasília: MEC/CAPES, 2011a. p. 2.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Comunicado número 001/2011. Brasília: MEC/CAPES, 2011b. p. 1.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório da Reunião Inicial de Reestruturação da Área de Ensino. Brasília: MEC/CAPES, 2011c. 2 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório de Avaliação da Área de Ensino de Ciências e Matemática. Triênio 2007-2009. Brasília: MEC/CAPES, 2010. 41 p.
POPKEWITZ, Thomaz. Lutando em defesa da alma: a política do ensino e a construção do professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.