Sobre a experiência de me constituir na SBEnBio e na UFRJ memórias de uma professora-pesquisadora
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O texto aborda as minhas memórias acerca dos vinte e cinco anos da SBEnBio, entidade criada em 1997 durante o VI Encontro ‘Perspectivas do Ensino de Biologia’ na USP. Tais memórias são também atravessadas pelos meus vinte e cinco anos de atuação profissional na UFRJ, formando professores na Licenciatura em Ciências Biológicas. Ao revisitá-las por meio da escrita desse texto, me percebo como sujeito dessa experiência de ser atravessada e transformada, a um só tempo, por ambas as instituições, ao mesmo tempo em que as transformo em minha trajetória profissional. No diálogo com Jorge Larrosa e Reinhart Koselleck, assumo essas memórias como um efeito de todo esse processo que, no presente, articula passado e futuro. Elas devem ser percebidas, portanto, menos pelas ‘verdades’ que anunciam e mais pelos efeitos que irão produzir em quem se propuser a ler esses escritos.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
AYRES, Ana Cléa Braga Moreira; COSTA, Celina Maria de Souza; DORVILLÉ, Luis Fernando Marques; AZEVEDO, Maicon; FERREIRA, Marcia Serra; SOARES, Marcus; LIMA, Maria Jacqueline Girão Soares de; GOMES, Maria Margarida; VILELA, Mariana Lima; SELLES, Sandra Escovedo. ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA & III ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL 2 (RJ/ES), 1., 2018. Anais...Rio de Janeiro: SBEnBio, 2018.
CHAVES, Sílvia Nogueira; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; SILVA, Lêda Valéria Alves da. (Org.). ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA & I ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL NORTE, 7., 2018. Anais... Belém: IEMCI, UFPA, 2018.
FERREIRA, Marcia Serra. A história da disciplina escolar ciências no Colégio Pedro II (1960-1980). Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
FERREIRA, Marcia Serra. As relações de crianças e adolescentes com os animais da Rocinha. contribuições para o ensino de ciências. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.
FERREIRA, Marcia Serra. Currículo e cultura: diálogos com as disciplinas escolares Ciências e Biologia. In: MOREIRA, Antonio Flavio; CANDAU, Vera Maria. (Org.). Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 185-213.
FERREIRA, Marcia Serra; CHAVES, Sílvia Nogueira; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de; GASTAL, Maria Luiza; BASTOS, S. N. D. (Org.). Vidas que ensinam o ensino da vida. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.
KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo. Rio de Janeiro: Contratempo, PUC-Rio, 2014.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.
MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de (Org.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EDUFF, 2005.
SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra; BARZANO, Marco Antonio Leandro; SILVA, E. P. Q. (Org.). Ensino de Biologia: histórias, saberes e práticas formativas. Uberlândia: EDUFU, 2009.
SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra; BARZANO, Marco Antonio Leandro; SILVA, E. P. Q. (Org.). ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2., 2007; ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL 4 (MG/TO/GO/DF), 1., 2007. Anais... São Paulo: SBEnBio, 2007.