Desenvolvimento de material didático especializado de biologia para alunos deficientes visuais com foco no ensino médio

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Guilherme Oliveira Andrade da Silva
Patricia Ignacio da Rosa
Mirian Araujo Carlos Crapez

Resumo

A deficiência visual é uma limitação no campo da visão, comumente subdividida entre indivíduos cegos ou com baixa visão. Esta situação estabelece a necessidade de modificação dos padrões normalmente estabelecidos para a maioria das pessoas que não apresentam estas características. Neste trabalho procurou-se analisar a demanda de material didático especializado, na área da biologia, solicitada por alunos com deficiência visual, matriculados no ensino médio regular, além de procurar contextualizar todos os fatores acerca das questões que envolvem as pessoas com deficiência visual e a Educação inclusiva. A partir dessa análise foi proposto como objetivo o desenvolvimento do caderno de Genética. Esse material, adaptado, serviu como ferramenta para auxiliar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem de alunos deficientes visuais

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Como Citar
Silva, G. O. A. da, Rosa, P. I. da, & Crapez, M. A. C. (2017). Desenvolvimento de material didático especializado de biologia para alunos deficientes visuais com foco no ensino médio . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 10(1), 6–21. https://doi.org/10.46667/renbio.v10i1.12
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Guilherme Oliveira Andrade da Silva, Universidade Federal Fluminense - UFF

Departamento de Biologia Marinha  - Área: Microbiologia Marinha e Ecologia bacteriana

Patricia Ignacio da Rosa, Instituto Benjamin Constant - IBC

Departamento de pesquisa e produção de material especializado - DPME

Mirian Araujo Carlos Crapez, Universidade Federal Fluminense - UFF

Departamento de Biologia Marinha - Área: Microbiologia Marinha e Ecologia bacteriana

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