Interdisciplinaridade e contexto pandêmico o ensino de Biologia e Química em uma instituição pública no interior do Amazonas

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Marcelo Côrtes Silva
Luís Gustavo Marcolan
Letícia Oliveira Souza

Resumo

Em um local onde a infraestrutura tecnológica para acesso a plataformas digitais de educação é precária, durante a pandemia de covid-19 algumas instituições de ensino recorreram a apostilas impressas para a retomada das atividades pedagógicas. O objetivo foi analisar as Atividades Pedagógicas Não Presenciais para o ensino interdisciplinar entre as áreas de Biologia e Química de cursos técnicos de uma instituição pública do interior do Amazonas em contexto pandêmico. Fundamentado no relato de experiência (Mussi, Flores e Almeida, 2021), este estudo destaca a importância da ação interdisciplinar para o desenvolvimento do pensamento crítico, contextualização dos conteúdos e construção de distintas práticas pedagógicas a partir da colaboração entre docentes para superar desafios educacionais em tempos de pandemia.


 

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Como Citar
Silva, M. C., Marcolan, L. G., & Souza, L. O. (2024). Interdisciplinaridade e contexto pandêmico: o ensino de Biologia e Química em uma instituição pública no interior do Amazonas. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(2), 719–739. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i2.1304
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Marcelo Côrtes Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Docente EBTT no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Luís Gustavo Marcolan, Instituto Federal do Amazonas

Licenciado em Química pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS). Araras, SP - Brasil. Mestrando em Química na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP – Brasil. Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus São Gabriel da Cachoeira (IFAM-CSGC). São Gabriel da Cachoeira, AM - Brasil

 

Letícia Oliveira Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Brasil.

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