Coleta seletiva e reciclagem a experiência do projeto de extensão "Repensar" nos anos iniciais do ensino fundamental

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Marcelo Côrtes Silva
Franco Gomes Biondo
Pedro Moreno Feio de Lemos
Mayza de Andrade Pereira
Maria Fernanda Santos Quintela da Costa Nunes

Resumo

A limitação dos recursos naturais e problemas socioambientais ocasionados pelo descarte de resíduos são razões evocadas para repensarmos hábitos individuais e coletivos. Neste cenário, o ensino de ciências e a educação ambiental devem assumir protagonismo. O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência do projeto de extensão “Repensar” e discutir seus limites e potencialidades para a educação ambiental escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho está construído em torno da metodologia de relato de experiência, evidenciando a relação bidirecional entre o projeto e uma escola onde atuamos. Os registros são apresentados e cruzados com reflexões alicerçadas em referenciais da Educação Ambiental e da Extensão, discutindo-se a relevância das ações extensionistas para o desenvolvimento da educação ambiental escolar.

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Como Citar
Silva, M. C., Biondo, F. G., Lemos, P. M. F. de ., Pereira, M. de A., & Nunes, M. F. S. Q. da C. . (2021). Coleta seletiva e reciclagem: a experiência do projeto de extensão "Repensar" nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 549–563. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.421
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Marcelo Côrtes Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Doutor em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor EBTT Biologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Franco Gomes Biondo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestrado em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor de Ciências e Biologia - Rede municipal de educação de Maricá (RJ) e rede privada de educação de Niterói (RJ).

Pedro Moreno Feio de Lemos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Ciências e Biologia - Rede privada de educação do Rio de Janeiro (RJ).  

Mayza de Andrade Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharela em Ciências Biológicas – Ecologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Assistente Ambiental -  Supply Log Oil & Gás LTDA.

Maria Fernanda Santos Quintela da Costa Nunes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  Professora Associada - Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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