“Tornar-se T(t)erra” a experiência da escrita da poesia como possibilidade de enraizamento na educação em Ciências

Conteúdo do artigo principal

Admir Cesar de Oliveira Junior
Robson Simplicio de Sousa

Resumo

Neste ensaio, mostraremos que a Educação em Ciências contemporânea tem sido fundamentada em uma racionalidade técnica e instrumental que promove uma hiperconceitualização dos fenômenos. Nela se apresentam modelos abstratos supostamente prontos em detrimento das experiências multissensoriais que levam à descrição e à interpretação da natureza, uma reversão ontológica. Uma das possibilidades para lidar com a reversão ontológica são as experiências estéticas, processos pré-cognitivos de relação às experiências com o mundo e os fenômenos ontológicos que nele se mostram. A arte se mostra uma possível promotora de experiências estéticas, potencializando a sensibilidade ao experienciar do mundo. Assim, apresentamos a experiência de reconhecimento da escrita de poesias como possibilidade de promover uma atitude estética em relação aos fenômenos, um enraizamento do ser na Educação em Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira Junior, A. C. de, & Sousa, R. S. de. (2023). “Tornar-se T(t)erra”: a experiência da escrita da poesia como possibilidade de enraizamento na educação em Ciências. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(1), 310–330. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i1.1008
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Admir Cesar de Oliveira Junior, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Licenciado em Ciências Biológicas. Universidade Federal do Paraná (UFPR). Palotina, PR - Brasil. Mestrando em Biodiversidade Neotropical - Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Foz do Iguaçu, PR - Brasil

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande, RS – Brasil. Professor Adjunto do Departamento de Educação, Ensino e Ciências - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, PR – Brasil.

   

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1981.

BLACKBURN, Simon. The Oxford dictionary of philosophy. 3. ed. Oxford: Oxford Univ., 2016.

CARMO, Ana Paula Carvalho do; SOUSA, Robson Simplicio de; GALIAZZI, Maria do Carmo. Experiências Estéticas na Formação de Professores de Ciências e Matemática: Influências da Hermenêutica Gadameriana. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 404-432, 2022.

CASADEVALL, Arturo; FANG, Ferric. Specialized Science. Infection and Immunity, v. 82, n. 4, p. 1355-1360, 2014.

DAHLIN, Bo; ØSTERGAARD, Edvin; HUGO, Aksel. An argument for reversing the bases Science education – a phenomenological alternative to cognitivism. Nordina: Nordic Studies Science Education, v. 5, n. 2, p. 185-199, 2009.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – EMBRAPA. Sistema brasileiro de classificação de solos. Brasília: Embrapa-SPI, 2006.

EU LÍRICO. In: SILVA, Fabio Mario da. E-dicionário de termos literários de Carlos Ceia. 2016. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/eu-lirico. Acesso em: 16 fev 2023.

FERRARO, José Luís Schifino. Currículo, experimento e experiência: contribuições da Educação em Ciências. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 1, p. 106-114, 2017.

FERREIRA, Gilmar Leite. A poesia educa. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. 397-409, 2011.

FERREIRA, Gilmar Leite. O fenômeno da criação poética. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 89-114, 2016.

FEYERABEND, Paul. Contra o método. São Paulo: UNESP, 2011.

FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Campinas: Autores Associados, 2010.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

FREITAG, Liliane da Costa. Extremo-oeste paranaense: história territorial, região, identidade e (re)ocupação. 2007. 209 p. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista “Julio Mesquita Filho”, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Franca, 2007.

FREITAS, Diana Paula Salomão de. O fundamento estético da ação do docente ou por uma pedagogia do sentir. In: DICKMANN, Ivanio (org.). Educar é um ato de amor. Veranópolis: Diálogo Freiriano, v. 1, 2020. p. 25-32.

GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica da obra de arte. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

GLAZ, Sarah. Poetry inspired by mathematics: a brief Journey through history. Journal of Mathematics and the Arts, n. 4, v. 5, p. 171-183, 2011.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (des)caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2006.

GUEDES, Alexandre. Temporalidade, sentido autêntico da existência e a questão da ontologia fundamental em Heidegger. Natureza Humana - Revista Internacional de Filosofia e Psicanálise, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 219-236, 2020.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. 10. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2015.

HERMANN, Nadja. Autocriação e horizonte comum: ensaios sobre educação ético-estética. Ijuí: Unijuí, 2010.

HERMANN, Nadja. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.

HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

IARED, Valéria Ghisloti; DI TULLIO, Ariane; PAYNE, Phillip G.; OLIVEIRA, Haydée Torres de. Philosophical hermeneutics and critical pedagogy in environmental education research and practice. Canadian Journal of Environmental Education (CJEE), v. 20, p. 123-138, 2015.

LAGO, Clenio; VANI, Andressa Cristina. Experiência estética e formação: um desafio contemporâneo à educação. Impulso, Piracicaba, n. 25, v. 63, p. 57-76, 2015.

LAROSSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação & Realidade, Porto Alegre n. 28, v. 2, p. 101-115, 2003.

LEIVISKÄ, Anniina. Finitude, fallibilism and education towards non-dogmatism: Gadamer’s hermeneutics in science education. Education Philosophy and Theory, n. 45, v. 5, p. 516-530, 2013.

LIFE-WORLD. In: Encyclopedia Britannica. 2016. Disponível em: https://www.britannica.com/topic/life-world . Acesso em: 14 fev 2023.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MOGILKA, Maurício. Ensinar e educar: processos diferentes, mas não antagônicos. TEIAS, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 1-13, 2002.

MOOSBURGER, Laura de Borba. Mundo, terra e “não-encobrimento” em A origem da obra de arte. Artefilosofia, Ouro Preto, v. 3, n. 5, p. 35-47, 2008.

MOYA-MÉNDEZ, Natalia Calderón; ZWART, Hub. Science and poetry: poems as an educational tool for biology teaching. Cultural Studies of Science Education, v. 17, p. 727-743, 2022.

NASCIMENTO, Antônio José. A ciência que não pensa e a provocação da natureza em Heidegger. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 27, e022012, 2022.

OLIVEIRA, Lauro Ericksen. O ser-com como compartilhamento da verdade do ser-aí. Saberes, Natal, v. 3, número especial, p. 57-70, 2010.

ØSTERGAARD, Edvin. Earth at rest: aesthetic experience and students’ grounding in Science Education. Science & Education, v. 26, n. 2, p. 557-582, 2017.

ØSTERGAARD, Edvin. How can Science education foster students’ rooting?. Cultural Studies of Science Education, v. 10, n. 2, p. 515-525, 2015.

ØSTERGAARD, Edvin; HUGO, Aksel; DAHLIN, Bo. From phenomenon to concept: designing phenomenological science education. In: LAMANAUSKAS, Vincentas; VAIDOGAS, G. (Eds.). Proceedings of the 6th IOSTE SYMPOSIUM FOR CENTRAL AND EASTERN EUROPE, 2007. p. 123-129.

PEREIRA, Marcos Villela. Contribuições para entender as experiências estéticas. Revista Lusófona de Educação, v. 18, n. 18, p. 111-123, 2011.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2008.

ROTH, Wolff-Michael. Enracinement or the earth, the originary ark, does not move: on the phenomenological (historical and ontogenetic) origin of common and scientific sense and the genetic method of teaching (for) understanding. Cultural Studies of Science Education, v. 10, p. 469-494, 2015.

SANTOS, Valdirene Aparecida Araujo dos; SOUSA, Robson Simplicio de. A educação em uma abordagem fenomenológica: repercussões das experiências ontológicas na educação em ciências. Educação em Revista, v. 23, n. 1, p. 267–286, 2022.

SMOLICZ, Jerzy Jaroslaw. Fragmentation in science and education: An analysis of the community structure of science. Melbourne Studies in Education, v. 16, n. 1, p. 1–58, 1974.

SOCRAFTYME. String art in modern interior design. Disponível em: https://socraftyme.com/string-art-in-modern-interior-design/. Acesso em: 04 jun. 2023.

SOUSA, Robson Simplicio de. Atelier Científico: Incentivo a Atitudes Estéticas a partir de Exposições de Arte em Ciências e Matemática. In: VENTURI, Tiago; BARTELMEBS, Roberta Chiesa. Educação, Ensino e Ciências: formação docente e (re)existência na Universidade Pública. Curitiba: CRV, 2023. p. 59-71.

SOUSA, Robson Simplicio de; GALIAZZI, Maria do Carmo. Traços da hermenêutica filosófica na educação em ciências: possibilidades à educação química. Alexandria, n. 10, v. 2, p. 279-304, 2017.

TAMBONE, Vittoradolfo; PENNACCHINI, Maddalena. TACT glossary: technoscience. Clin Ter., v. 161, n. 6, p. 569-71, 2010. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21181089/. Acesso em: 14 fev. 2023.

TANAKA, Shogo. The notion of embodied knowledge. In: STENNER, Paul; CROMBY, John; MOTZKAU, Johanna; YEN, Jeffrey.; HAOSHENG, Yu. (ed.). Theoretical psychology: global transformations and challenges. Concord: Captus Press, 2011. p. 149-157.

THOMSOM, Iain. Ontology and ethics at the Intersection of Phenomenology and Environmental Philosophy. Inquiry, n. 47, p. 380-412, 2004.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR). Licenciar. Pró-Reitoria de Graduação. Curitiba, 2023. Disponível em: http://www.prograd.ufpr.br/portal/coafe/uaf/licenciar/ . Acesso em: 16 fev. 2023.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.