LETRAMENTOS SOCIOAMBIENTAIS DIANTE DO ANTROPOCENO ESCREVIVÊNCIAS ECOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR

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Brenda Oliveira
Waldemar Cavalcante de Lima Neto
Carmen Roselaine de Oliveira Farias

Resumo

Este estudo objetiva compreender os sentidos que emergem da escrita de narrativas produzidas em uma oficina de letramento socioambiental ofertada a licenciandos(as) em Ciências Biológicas e bacharelandos(as) de Engenharia Ambiental. A oficina foi estruturada em três momentos: escrita como ato político e sensível; discussão sobre letramento socioambiental e os desafios do Antropoceno/Capitaloceno; e produção de escrevivências ecológicas, inspiradas em Conceição Evaristo (2007). A interpretação das narrativas foi orientada pelas potencialidades das escrevivências para a formação na educação superior. Os resultados indicam que a escrita possibilita processos de consciência, articulação entre memória, corpo e território, além de contribuir com a constituição de subjetividades ecológicas. Nesse sentido, consideramos que ao relacionar as escrevivências ecológicas à educação superior, amplia-se a dimensão crítica e sensível da educação ambiental, favorecendo outros modos de imaginar e habitar o mundo

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Como Citar
Oliveira, B., Cavalcante de Lima Neto, W., & Roselaine de Oliveira Farias, C. (2025). LETRAMENTOS SOCIOAMBIENTAIS DIANTE DO ANTROPOCENO: ESCREVIVÊNCIAS ECOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(nesp.1), 678–693. https://doi.org/10.46667/renbio.v18inesp.1.2105
Seção
Dossiê Temático: Ensino de Biologia diante do Antropoceno: fabulando respostas, experimentando caminhos

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