LETRAMENTOS SOCIOAMBIENTAIS DIANTE DO ANTROPOCENO ESCREVIVÊNCIAS ECOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR
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Resumo
Este estudo objetiva compreender os sentidos que emergem da escrita de narrativas produzidas em uma oficina de letramento socioambiental ofertada a licenciandos(as) em Ciências Biológicas e bacharelandos(as) de Engenharia Ambiental. A oficina foi estruturada em três momentos: escrita como ato político e sensível; discussão sobre letramento socioambiental e os desafios do Antropoceno/Capitaloceno; e produção de escrevivências ecológicas, inspiradas em Conceição Evaristo (2007). A interpretação das narrativas foi orientada pelas potencialidades das escrevivências para a formação na educação superior. Os resultados indicam que a escrita possibilita processos de consciência, articulação entre memória, corpo e território, além de contribuir com a constituição de subjetividades ecológicas. Nesse sentido, consideramos que ao relacionar as escrevivências ecológicas à educação superior, amplia-se a dimensão crítica e sensível da educação ambiental, favorecendo outros modos de imaginar e habitar o mundo
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