Desafio da imagem uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem de botânica

Conteúdo do artigo principal

Vanessa Thomazini da Silva
Elisa Mitsuko Aoyama

Resumo

A botânica, muitas vezes, é vista como matéria escolar árida e entediante. Pensando neste panorama objetivou-se o desenvolvimento e análise de uma sequência didática que promovesse o estudo da botânica por meio do uso da linguagem fotográfica. O estudo foi realizado por intermédio de pesquisa-ação em um colégio de um município do Estado do Espírito Santo com duas turmas de terceira série do ensino médio regular abrangendo 61 alunos. As informações levantadas foram tratadas através de análise de conteúdo em uma abordagem qualitativa. Considerando os pressupostos teóricos e através da execução da sequência didática foi possível demonstrar que são grandes as potencialidades do uso da fotografia para o ensino de botânica podendo ser empregadas em diversas outras áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, V. T. da, & Aoyama, E. M. (2021). Desafio da imagem: uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem de botânica. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 616–638. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.391
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Vanessa Thomazini da Silva, Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA)

Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional- PROFBIO - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora - Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA).

Elisa Mitsuko Aoyama, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente - Instituto de Botânica, SP. Professora adjunta - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF.1998.

CACHAPUZ, Antonio et al. A necessária renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo, Cengage Learning, 2013.

CORRÊA, Bruno Jan Schramm et al. Aprendendo Botânica no Ensino Médio por meio de atividades práticas. Revista da SBEnBio, n.9, p. 4314-4324, 2016.

CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2000.

GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. A botânica e seu ensino: história, concepções e currículo. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, 2003.

LEMOS, Jesus Rodrigues. Botânica na Escola: enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Curitiba, CRV, 2016.

LOPES, Ana Elisabete. Ato fotográfico e processos de inclusão: análise dos resultados de uma pesquisa-intervenção. In: LENZI, Lúcia Helena.; DA ROS, Sílvia Zanatta.; SOUZA, Ana Maria Alves de.; GONÇALVES, Marise Matos. (Org.). Imagem: intervenção e pesquisa. Florianópolis: NUP, CED, UFSC, 2006, 299p.

MORAN, José Manuel.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. rev. e atual. Campinas, São Paulo, Papirus, 2013.

NASCIMENTO, Beatriz Miguez et al. Propostas pedagógicas para o ensino de Botânica nas aulas de ciências: diminuindo entraves. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 16, Nº 2, 298-315, 2017. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen16/REEC_16_2_7_ex1120.pdf. Acesso em: 01 de out. 2018.

RAMOS, Fernanda Zandonadi.; SILVA, Lenice Heloíza de Arruda. Contextualizando o Processo de Ensino-aprendizagem de Botânica. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2013.

SALATINO, Antonio.; BUCKERIDGE, Marcos. “Mas de que te serve saber botânica?”. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v30n87/0103-4014-ea-30-87-00177.pdf. Acesso em: 22 de jan. 2018.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Patrícia Gomes Pinheiro da.; CAVASSAN, Osmar. O ambiente natural como um contexto experiencial no ensino de Botânica. 146 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/102000. Acesso em: 20 de jan. 2018.

SILVA, Patrícia. Gomes Pinheiro da. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. 2008. 146 f. Tese (Doutorado em Educação para Ciências) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008.

TOWATA, Naomi et al. Análise da percepção dos licenciandos sobre o "ensino de botânica da educação básica". Revista da SBenBio, v.3, p.1603-12, 2010. Disponível em http://www.sbenbio.org.br/cds/3enebio/B050.pdf. Acesso em: 22 de jan. 2018.

TRIGUEIRO, Rodrigo de Menezes. Metodologia científica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014.

WANDERSEE, James H.; SCHUSSLER, E. Elisabeth. Toward a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin, v.47, p.2-9, 2002.

WIETH, Stefany Hepp. As potencialidades pedagógicas da fotografia como interface entre as mídias, tecnologia, o ensino e a aprendizagem da biologia. X AMPED SUL, Florianópolis, outubro, 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1466-0.pdf. Acesso em: 20 de jan. 2018.

Artigos Semelhantes

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.