Comic book guide tool for science and biology teachers?
Main Article Content
Abstract
This work aims to present a virtual platform that provides Comic Stories (HQs) with pedagogical potential for Science and Biology teachers. This platform was created from the google site program, and is hosted at http://bit.ly/33iS5mT. After its creation, it was evaluated by means of a virtual questionnaire, by biology students. From this, it is concluded that the participants like comics and had contact with them in their basic and higher education. All participants defend the use of comic books in the textbook and would use them in the classroom, considering, above all, their potential for learning. We believe that the comic book guide can be a tool for science and biology teachers.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
ALVES, José. Histórias em quadrinhos e educação infantil. Psicologia: Ciência e Profissão. Brasília, v.2, n.3, set.2001.
AMABIS, José; MARTHO, Gilberto. Conceitos de biologia. São Paulo: Moderna, 2002. vol. único
BELLEY, Mariana. Primeira história em quadrinhos no Brasil completa 145 anos. Estadão, 2014. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,primeira-historia-em-quadrinhos-no-brasil-completa-145-anos,1124792 . Acesso em: 09/02/2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação - Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
____. Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC/SEF, 1996.
CALLARI, Alexandre. O comics code authority. Conhecimento prático literatura. São Paulo: Escala, 2014.
COHEN, Haron; KLAWA, Laonte. Os quadrinhos e a comunicação de massa. In: MOYA, A. (Org.) Shazam! São Paulo: Perspectiva, 1977, p. 103-114.
GOMES, Nataniel (Org.). Quadrinhos e transdisciplinaridade. Curitiba: Apris, 2012.
GONÇALVES, Daild. A história em quadrinhos: metodologia para o ensino do conteúdo vírus com auxílio da ferramenta impress. Revista Brasileira de Ensino de Física. Paraná, v. 1, 2014, p. 120.
JARCEM, Renê. História das histórias em quadrinhos. História, imagem e narrativa, n. 5, ano 3, set. 2007.
LAVARDA, Tabata. Sugestões do uso de histórias em quadrinhos como recurso didático. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 13. Curitiba/PR, 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25298_12321.pdf . Acesso em: 22.10.2020.
MATTOS, Gabriel. Desmontando os quadrinhos. Cuiabá, MT: EdUFMT, 2009.
MEIRELLES, Hely. Direito administrativo brasileiro. 31.ed. São Paulo: Malheiros, 2005.
MORETTI, Fernando A. Qual a diferença entre charge, cartum e quadrinhos? O blog de redação, Itabuna, Ba, 6 de jan. de 2013. Disponível em: http://oblogderedacao.blogspot.com/2013/01/qual-diferenca-entre-charge-cartoons-e.html Acesso em: 25.03.2021.
MOYA. Alvaro. Shazan! São Paulo, SP: Perspectiva, 1977.
NEVES, Silvia da Conceição. A história em quadrinhos como recurso didático em sala de aula. 2012. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Artes Visuais), habilitação em Licenciatura, do Departamento de Artes Visuais, Universidade de Brasília, Brasília, 2012 p. 8-29.
PINHEIRO, Lucas; JARDIM, Júlia; PONTE, Fabiann. A elaboração e avaliação de histórias em quadrinhos sobre fungos como ferramenta de ensino e aprendizagem: percepção dos discentes. ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES. 2017. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/4941 . Acesso em: 22 out. 2020.
PIZARRO, Mariana Vaitiekunas. Histórias em quadrinhos e o ensino de Ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2009.
PRADO, Carolina. SOUZA JUNIOR, Carlos Eduardo. PIRES, Mariana Leal. Histórias em quadrinhos: uma ferramenta para a educação e promoção da saúde. Revista Eletrônica de Comunicação Informação & Inovação em Saúde, v. 11, n. 2, p. 1-12, 2017. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1238 . Acesso em: 22 out. 2020.
RAMOS, Paulo. Histórias em quadrinhos: um novo objeto de estudos. Estudos Linguísticos XXXV, 2006, p. 1574-1583. Disponível em: http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2006 sistema06/563.pdf . Acesso em: 22 out. 2020.
SANTOS NETO, Elydio; SILVA, Marta. Histórias em quadrinhos e educação: histórico e perspectivas. Histórias em quadrinhos & educação: formação e prática docente. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2011, p. 19-32.
SILVA, Eson; COSTA, Alan. Histórias em quadrinhos e o ensino de biologia: o caso níquel náusea no ensino da teoria evolutiva. Alexandria, v. 8, n. 2, p. 163–182, 2015.
TANINO, Sônia. Histórias em quadrinhos como recurso metodológico para processos de ensinar. 2011, 36 f. Trabalho de conclusão de curso (TCC). Curso de Pedagogia, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, 2011.
TAVARES JÚNIOR, Melchior. As histórias em quadrinhos (HQ’s) na formação dos professores de Ciências e Biologia. Educação, v. 40, n. 2, p. 439-450, 2015.
VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Uso das HQs no ensino. São Paulo, SP: Contexto, 2004.