O curta – metragem de animação como recurso pedagógico para parasitologia na educação básica

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Camila Souza Carvalho Class
Alynne da Silva Barbosa

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento de curtas-metragens de animação que abordaram conteúdo de parasitologia, analisando formato e conteúdo. O mesmo foi realizado em três etapas: a primeira consistiu no levantamento dos vídeos online, e na segunda e terceira foram recuperadas informações de formato e conteúdo. Foram recuperados 21 curtas-metragens brasileiros. Destes, mais de 45% foram produzidos por Instituições públicas e tinham a duração entre 4 a 6 minutos. Cerca de 52,4% utilizou o diálogo entre personagens e narração para mediar informação, retratando o médico como principal profissional. As parasitoses mais abordadas foram malária e esquistossomose. Pode-se concluir que o curta-metragem tem elevado potencial para ser aplicado nas escolas com ferramenta midiática por ser um vídeo objetivo.

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Como Citar
Class, C. S. C., & Barbosa, A. da S. . (2021). O curta – metragem de animação como recurso pedagógico para parasitologia na educação básica. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(2), 1011–1030. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i2.612
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Camila Souza Carvalho Class, Universidade Federal Fluminense

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas - Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, RJ - Brasil

Alynne da Silva Barbosa, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Ciências - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professor de Parasitologia Dedicação exclusiva do Departamento de Microbiologia e Parasitologia. Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ - Brasil.

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