Parasitoses negligenciadas em livros didáticos do ensino fundamental II do PNLD 2014

Conteúdo do artigo principal

Laís Verdan Dib
Alynne da Silva Barbosa
Otilio Machado Pereira Bastos
Claudia Maria Antunes Uchôa

Resumo

A divulgação de informações sobre as parasitoses negligenciadas nos livros didáticos é uma estratégia relevante em seu controle pelo fato de estes serem recursos muito utilizados em sala de aula. Assim, objetivou-se analisar os recursos textuais e visuais sobre as parasitoses negligenciadas em livros didáticos de ciências do 6º e 7º anos propostos pelo PNLD 2014. Foram analisados três livros do 6º e dois do 7º ano com fichas avaliativas. As parasitoses negligenciadas foram contempladas principalmente nas obras do 7º ano. Abordagens resumidas e incorretas foram observadas em exemplares de ambas as séries. Os recursos visuais evidenciados foram, predominantemente, esquemáticos em todos os livros. Portanto, estes resultados demonstram que os conteúdos avaliados foram abordados de forma limitada para serem utilizados como suporte teórico nas aulas de ciências.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Dib, L. V., Barbosa, A. da S., Bastos, O. M. P., & Uchôa, C. M. A. (2019). Parasitoses negligenciadas em livros didáticos do ensino fundamental II do PNLD 2014. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 12(2), 292–314. https://doi.org/10.46667/renbio.v12i2.228
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Laís Verdan Dib, Universidade Federal Fluminense

Mestrado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas - Universidade Federal Fluminense

Alynne da Silva Barbosa, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Medicina Tropical - Fundação Oswaldo Cruz

Otilio Machado Pereira Bastos, Universidade Federal Fluminense

 Doutorado em Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz 

Claudia Maria Antunes Uchôa, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde - Fundação Oswaldo Cruz

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