Práticas de ensino de Biologia as questões étnico raciais na formação inicial de professores de biologia no contexto amazônico

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Sinaida Maria Vasconcelos

Resumo

O presente artigo relata experiência vivida a partir da proposição de uma atividade da disciplina Práticas de Ensino de Biologia II, cujo objetivo era desenvolver entre os futuros professores de Biologia estudos e reflexões que despertassem o interesse e a consciência da importância da abordagem interdisciplinar, prática, crítica e reflexiva acerca de temas socioculturais inerentes a prática de professores que ensinam Biologia, dentre elas a diversidade étnico-racial. A opção metodológica para abordagem da temática foi a elaboração de projetos de ensino. Dentre os 09 projetos elaborados a temática étnico racial foi opção de 06 grupos. O resultado da produção aponta para a relevância da proposta dada a contribuição para o processo formativo, bem como às práticas de ensino em Biologia.

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Como Citar
Vasconcelos, S. M. (2022). Práticas de ensino de Biologia: as questões étnico raciais na formação inicial de professores de biologia no contexto amazônico. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 751–764. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.744
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Sinaida Maria Vasconcelos, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação  - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professor Adjunto III  - Universidade do Estado do Pará (UEPA). Belém, PA - Brasil. 

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