EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM BIOLOGIA EM TEMPOS DE FIM EXPERIÊNCIAS BIOCULTURAIS EM TERRITÓRIOS DE VIDA NO ECOMUSEU DA AMAZÔNIA

Conteúdo do artigo principal

Willian Silva Barbosa
Sinaida Maria Vasconcelos
Martha Marandino

Resumo

Diante dos desafios do Antropoceno, esse artigo tem, como objetivo, compreender como os saberes e os fazeres dos mestres comunitários amazônicos podem ser reconhecidos como práticas educativas para a educação em Ciências e em Biologia. Fundamentado na perspectiva da bioculturalidade, o estudo se ancora em referenciais, que articulam os conhecimentos locais à valorização da biodiversidade e à ecologia dos saberes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, desenvolvida como estudo de caso no Ecomuseu da Amazônia (Belém/ PA), cujos dados derivaram de entrevistas com três mestres locais. A análise dos conteúdos evidenciou duas categorias principais: saberes ancestrais e transmissão intergeracional; e práticas sustentáveis e cuidados com a biodiversidade. Os resultados apontam para a potência educativa dos mestres, como guardiões da memória biocultural. A pesquisa integra o desenvolvimento de um material pedagógico no formato de livro de histórias, que articula os saberes comunitários à Educação em Ciências e em Biologia, em territórios amazônicos.

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Como Citar
Silva Barbosa, W., Vasconcelos, S. M., & Marandino, M. (2025). EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM BIOLOGIA EM TEMPOS DE FIM: EXPERIÊNCIAS BIOCULTURAIS EM TERRITÓRIOS DE VIDA NO ECOMUSEU DA AMAZÔNIA . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(nesp.1), 714–730. https://doi.org/10.46667/renbio.v18inesp.1.2107
Seção
Dossiê Temático: Ensino de Biologia diante do Antropoceno: fabulando respostas, experimentando caminhos
Biografia do Autor

Sinaida Maria Vasconcelos, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do
Rio de Janeiro, docente do Departamento de Ciências Naturais
da Universidade do Estado do Pará.

Martha Marandino, Universidade de São Paulo - USP

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e  coordenadora do Grupo de Estudo de Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência/GEENF. Atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Ciências e Educação em Museus. É docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da USP e no Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP.

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