A construção de uma sequência didática on-line sobre a reprodução e dispersão do Pinheiro-do-Paraná Araucaria Angustifolia (Bertol.) Kuntze

Conteúdo do artigo principal

Paola Freitas de Oliveira
Eliana Santana Lisbôa
Carina Kozera

Resumo

Por muitas vezes, o ensino relacionado na área da Botânica é trabalhado de maneira pouco significativa com os alunos, podendo causar prejuízos na aprendizagem. Isso ocorre, pois, alunos e professores acreditam que os termos da Botânica são complexos, relacionando-os apenas para fins paisagísticos. Portanto, o trabalho tem como finalidade desenvolver e validar uma Sequência Didática On-line, baseada na estratégia Hands-On-Tec, para auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem acerca da reprodução e dispersão do Pinheiro-do-Paraná. Em termos metodológicos, o estudo qualitativo foi baseado na Design-Based Research (DBR). A partir da análise de dados, pode-se perceber que os conteúdos e materiais auxiliam os professores na contextualização do tema, podendo ser potencialmente aplicada na educação básica e superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, P. F. de, Lisbôa, E. S., & Kozera, C. (2023). A construção de uma sequência didática on-line sobre a reprodução e dispersão do Pinheiro-do-Paraná Araucaria Angustifolia (Bertol.) Kuntze. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(1), 275–288. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i1.859
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Paola Freitas de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Pedagogia e Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil

Eliana Santana Lisbôa, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciência da Educação- Tecnologia Educativa - Universidade do Minho. Braga, Portugal. Professora Adjunta - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR -  Brasil.

Carina Kozera, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Conservação da Natureza pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil

Referências

ALTRÃO, F; NEZ, E. Metodologia de ensino: um re-pensar do processo de ensino e aprendizagem. Revista Panorâmica Online, Barra do Garças, v.20, p. 83-113, jan./jul., 2016. Disponível em: http://oca.ufmt.br/revista/index.php/revistapanoramica/article/viewFile/647/273 Acesso em: 15 dez, 2020.

ARRAIS, M. G. M.; SOUSA, G. M.; MASRUA, M. L. A. O ensino de Botânica: investigando dificuldades na prática docente. Sbenbio, Maringá, v. 7, n. 1, p. 5409-5418, 2014. Disponível em: https://docplayer.com.br/56525363-O-ensino-de-botanica-investigando-dificuldades-na-pratica-docente.html . Acesso em: 13 fev. 2021.

CABRAL, T. C. B. Ensino e aprendizagem de Matemática na engenharia e o uso de tecnologia. CINTED-UFRGS, Rio Grande do Sul, v. 3, n. 2, p. (sem marcação de páginas), nov. 2005. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Cabral.pdf . Acesso em: 21 nov. 2022.

COTTA, R. M. M. et al. Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem. Ciência e Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 787-796, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v17n3/v17n3a26.pdf . Acesso em: 20 dez. 2020.

CARVALHO, H. A. P. et al. Atividades didática usando a Hands-On-Tec no ensino de Ciências. Revista em Foco, Iturama - MG, v.12, n. 7 p. 192-204, jan/jun., 2017. Disponível em: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/265 Acesso em: 17 dez. 2020.

DURÉ, R. C.; ANDRADE, M. J. D.; ABÍLIO, F. J. P. Ensino de Biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em Ensino de Ciências, João Pessoa, v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID471/v13_n1_a2018.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.

FISCARELLI, R. B. O. Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 31–39, 2007. DOI: 10.21723/riaee. v2i1.454. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454 . Acesso em: 04 mar. 2021.

KARLING, D. A. Desenvolvimento de sistema de apoio acadêmico: uma aplicação da lógica Fuzzy na recomendação de disciplinas. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso de Computação – Licenciatura). Universidade Federal do Paraná: Palotina- PR, 2018. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/61124/Desenvolvimento%20de%20Sistema%20De%20Apoio%20Academico.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 21 nov. 2022.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 17.ed. São Paulo: Cortez, 1999.

LOPES, R. P. Metodologias Ativas. In: SEMANA DE LICENCIATURA MINICURSO (Resumo Expandido), 12., out. 2015, Jataí, GO. Anais... Jataí: IFG, 2015. Disponível em: http://revistas.ifg.edu.br/semlic/article/viewFile/526/321 . Acesso em: 22 fev. 2021.

MACEDO, M. et al. Concepções de professores de Biologia do ensino médio sobre o ensino aprendizagem de Botânica. In: ENCONTRO IBERO-AMERICANO SOBRE INVESTIGAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 2012, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS. 2012. p. 389-401.

MARINHO, J. C. B., et al. A Botânica na escola: apresentando possibilidades de trabalho com alunos cegos e visuais e aproximando a universidade da escola de educação básica. Revista Extensão em Foco, v. 12, p. 17-31, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/319241567_A_BOTANICA_NA_ESCOLA_APRESENTANDO_POSSIBILIDADES_DE_TRABALHO_COM_ALUNOS_CEGOS_E_VISUAIS_E_APROXIMANDO_A_UNIVERSIDADE_DA_ESCOLA_DE_EDUCACAO_BASICA . Acesso em: 15 dez. 2020.

MASINI, E.F.S; MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria da David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, 1982.

MELANI, A. C. A. B. A. Sequência didática da utilização de Blog para a disciplina de Biologia. Produto Educacional. 22f. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPEP. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino das Ciências na Educação Básica). Universidade do Grande Rio. Rio de Janeiro, RJ, 2017. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/431363/2/SEQUENCIA%20DIDATICA.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020.

MISKULIN, R. G. S. Concepções teórico-metodológicas sobre a introdução e a utilização de computadores no processo de ensino/aprendizagem da geometria. 1999. 273 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 1999. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/rbie/article/view/2285/2047 . Acesso em: 21 nov. 2022.

MORAN, J. E. Leituras dos meios de comunicação. São Paulo: Pancast, 1993.

MOREIRA, Jonathan Rosa; RIBEIRO, Jefferson Bruno Pereira. Prática pedagógica baseada em metodologia ativa: aprendizagem sob a perspectiva do letramento informacional para o ensino na educação profissional. Revista Outras Palavras, v.12, n. 2, p 93-114, 2016. Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/view/722 Acesso em: 17 dez. 2020.

OLIVEIRA, F. F.; VIANNA, D. M.; GERBASSI, R.S. Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 3, p. 447-454, 2007.

PAVANELO, E.; LIMA, R. Sala de Aula Invertida: uma análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, pág. 739-759, agosto de 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000200739&lng=en&nrm=iso Acesso em: 19 de março de 2021.

PEREIRA, F. C.; SCHUHMACHER, E. Hands-On-Tec e a aprendizagem significativa de conceitos de física moderna e contemporânea. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 3, n. 2, p. 22-34, 2013. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID46/v3_n2_a2013.pdf. Acesso em: 13, fev. 2021.

PIMENTA, S. G. Saberes Pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

ROSA, V.; ROSA S.; SOUZA, C.B.; CARDOSO, G.L.; BORBA, O. Hands-on-Tec: estratégia pedagógica e tecnologias móveis. In: CHALLENGES 2013: aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere. Braga. 2013. Anais [...]. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, 2013. p. 581- 592.

SANTOS, L. L. C. P. Formação de professores na cultura do desempenho. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 89, p.1145-1157, dezembro de 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000400004&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 18 de março de 2021. https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000400004.

ROSA, S; COUTINHO C. P; LISBOA E. S; ROSA, V. Hands-on-Tec: uma proposta de sequência didática online para a articulação entre o conteúdo, a pedagogia e a tecnologia (TPACK) na formação de professores. In: COLÓQUIO: DESAFIOS CURRICULARES E PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2., 2017. Atas... Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação. Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2017. v. 2. p. 160-168.

SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Revista Hollos, v. 5, ano 31, p. 182-191, 2015. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/2880/1143 . Acesso em: 20, fev. 2021.

TOWATA, N.; URSI, S.; SANTOS, D. Y. A. C. Análise da percepção de licenciandos sobre o “Ensino de Botânica na educação básica”. Revista da SBEnBio - n. 3, p. 1603-1613, 2010. Disponível em: http://botanicaonline.com.br/geral/arquivos/Towataetal2010-%20Bot%C3%A2nica.pdf . Acesso em 12, jan. 2021.

VINHOLI JÚNIOR, A. J.; PRINCIVAL, G. C. Modelos didáticos e mapas conceituais: biologia celular e as interfaces com a informática em cursos técnicos do ifms. Holos v. 2, p. 110-122, maio 2014. ISSN 1807-1600. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1954/808 . Acesso em: 17 jan. 2022.

WANG, F.; HANNAFIN, M. J. Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educational technology research and development, Springer, v. 53, n. 4, p. 5–23, 2005. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF02504682 Acesso em: 28 fev. 2021.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.