A proposta curricular diferenciada do curso de licenciatura em Ciências da UFPR Litoral e sua disseminação na prática dos egressos

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Alinne Pereira de Oliveira
Leonir Lorenzetti
Emerson Joucoski

Resumo

O curso de Licenciatura em Ciências, desde sua implementação, tem se destacado por uma proposta curricular pedagógica diferenciada no contexto do Ensino Superior, portanto, essa pesquisa analisa a formação que vem sendo desenvolvida nesse curso examinando seus reflexos na prática pedagógica dos seus egressos. Metodologicamente, o estudo é natureza qualitativa, de cunho exploratório e descritivo utilizando como técnicas de constituição de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas com oito professores egressos. Foi possível perceber que os elementos inovadores que o curso tem procurado consolidar na formação dos seus discentes, mesmo que de forma tímida e com bastantes desafios, tem se disseminado na prática docente dos egressos.

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Como Citar
Oliveira, A. P. de, Lorenzetti, L., & Joucoski, E. (2023). A proposta curricular diferenciada do curso de licenciatura em Ciências da UFPR Litoral e sua disseminação na prática dos egressos . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 386–408. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.874
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Alinne Pereira de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação em Ciências e em Matemática - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal do Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC - Brasil. Professor Adjunto  – Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil

Emerson Joucoski, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Ciências - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Professor - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PA - Brasil. 

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