Disseminação da alfabetização científica nos anos finais do ensino fundamental da produção acadêmica aos livros didáticos

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Ellen Moreira Costa
Leonir Lorenzetti

Resumo

O estudo objetiva analisar o desenvolvimento da Alfabetização Científica nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de trabalhos acadêmicos apresentados no ENPEC e em periódicos Qualis A1, A2 e B1 da área de Educação em Ciências, relacionando trechos que apresentam potencialidades para os parâmetros de Alfabetização Científica descritos por Shen (1975), em livros didáticos de Ciências distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2017 que abordam a temática artrópodes. Os dados analisados apresentam contribuições significativas para a Educação em Ciências, demonstrando a importância de se desenvolver a Alfabetização Científica. Entretanto, a quantidade das produções acadêmicas e as didáticas pedagógicas não são expressivos, contendo poucas abordagens para promover a Alfabetização Científica nesse nível de ensino. 

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Como Citar
Costa, E. M., & Lorenzetti, L. (2018). Disseminação da alfabetização científica nos anos finais do ensino fundamental: da produção acadêmica aos livros didáticos. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 11(1), 88–104. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i1.97
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Ellen Moreira Costa, Universidade Federal do Paraná

Professora da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências em Matemática da Universidade Federal do Paraná

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnologia, professor do Departamento de Química e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências em Matemática da Universidade Federal do Paraná.

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