What can the technoscience of the black people reveal to us about a visit to the gold mine in an experience of training natural science teachers?
Main Article Content
Abstract
The racism of Brazilian society presents itself in several ways, one of which is through epistemicide that insists on silencing and making invisible the techno-scientific contribution of Afro-Brazilian peoples. This knowledge is still absent in the degrees of natural sciences that have curricula anchored in Eurocentric principles. With the intention of offering an anti-racist education, we propose a collaborative workshop with PIBID-Ciências students that contemplates “other knowledge”. In this work, we highlight the third meeting for highlighting the active production of ignorance and epistemicide as a strategy for teacher training. With the contribution of the Actor-Network Theory, we evidenced the affectation generated among the undergraduates and how much the denial of the intellectuality of black bodies can have devastating consequences for the democratization of education.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
ALLAIN, Luciana Resende; COUTINHO, Francisco Ângelo. Identidade docente enquanto performatividade: um estudo entre licenciandos em Biologia inspirado na Teoria Ator-Rede. Pro-Posições, v. 29, n. 3, p. 359-382, set. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/HCk7MMWWrMVjDZDHcK5k93m/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2021.
BRULON, Bruno. Descolonizar o pensamento museológico: reintegrando a matéria para repensar os museus. Anais. Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 28, p. 1-30, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/155323 Acesso em: 17 fev. 2022.
CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. 339 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
CONTIER, Djana. A ação dos educadores-mediadores de museus e exposições em controvérsias sociotécnicas. 2018. 225 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
COUTINHO, Francisco Ângelo; SILVA, Fábio Augusto Rodrigues. Análise do texto de um livro didático de biologia orientada pela Teoria Ator-Rede: um estudo sobre o tema evolução biológica. Investigações em ensino de ciências, v. 19, n. 3, p. 531-539, 2014.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílo. Lentes teóricas para o estudo da construção da identidade docente. Educação em Perspectiva, v.7, n. 1, p. 9-34, 2016.
DRESSLER; Fernanda Costa dos Santos; SILVA, Fábio Augusto Rodrigues e; KATO, Danilo Seithi. A Teoria Ator-Rede em uma sequência didática para discussão do tema ecossistemas e suas transformações. ReBECEM, v. 4, n. 2, p. 165-188, ago. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/343675748 Acesso em: 10 set. 2021.
FREIRE, Letícia de Luna. Seguindo Bruno Latour: notas para uma antropologia simétrica. Comum, v. 11, n. 26, p. 46-65, 2006. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12232 Acesso em: 15 maio 2020.
GENTILI, Pablo. Prefácio: Inventar outras ciências sociais. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. Construindo as Epistemologias do Sul: antologia essencial. Buenos Aires: CLACSO, 2018. Volume I: Para um pensamento alternativo de alternativas, p. 13-17.
GODOY, Eliete Aparecida. A ausência das questões raciais na formação inicial de professores. Revista Educação PUC-Campinas, v. 22, n. 1, p. 77-92, 2017. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3433/2396 Acesso em: 14 maio 2020.
GOMES, Laurentino. Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal à morte de Zumbi. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.
GOMES, Nilma Lino. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: SANTOS, Boaventura Sousa; MENEZES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. p. 419-442.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 80, p. 115-147, 2008. Disponível em: http://journals.openedition.org/rccs/697 Acesso em: 21 mar. 2022.
GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 25-49, 1 jan. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/xpNFtGdzw4F3dpF6yZVVGgt/?lang=pt Acesso em: 5 fev. 2022.
LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2005. Colección Sur Sur.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.
LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: UNESP, 2000.
LATOUR, Bruno. Gabriel Tarde and the end of the Social. In: Joyce, Patrick. The social in question. New bearings in history and the social sciences. London: Routledge, 2002. p. 117-132.
LATOUR, Bruno. Como falar do corpo. In: NUNES João Arriscado; ROQUE, Ricardo (Ed.). Objectos impuros: experiências em estudos sociais da ciência. Porto: Afrontamento, 2008. p. 39-61.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. Salvador: EDUFBA, 2012.
LATOUR, Bruno; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
MELO, Maria de Fátima Aranha Queiroz e. Discutindo a aprendizagem sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede. Educar em Revista, n. 39, p. 177-190, jan./abr. 2011. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Discutindo-a-aprendizagem-sob-a-perspectiva-da-F%C3%A1tima-Queiroz/afe46dc0f5ac64554d6e839c2b4b80e03849a520 Acesso em: 27 mai. 2020.
MIGNOLO, Walter. Histórias locales/disenos globales: colonialidade, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid: Akal, 2003.
MOREIRA, Ingriddy Nathaly Santos. Racismo ambiental como questão bioética para o Ensino de Ciências: construção de uma proposta colaborativa de formação inicial de professores. 2020, 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
NANSEN, Bjorn; van RYN, Luke; VETERE, Frank; ROBERTSON, Toni; BRERETON, Margot; DOUISH, Paul. An internet of social things. NSW: Australia Copyright, 2004. Disponível em: http://www.dourish.com/publications/2014/InternetOfSocialThings.pdf Acesso em: 21 fev. 2022.
NECTOUX, Andrea Lugo. Epistemicídio, Identidade e educação: uma reflexão crítica sobre o papel da escola na reprodução do racismo no Brasil e os auspiciosos caminhos abertos pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08. ABATIRÁ-Revista de Ciências Humanas e Linguagens, v. 2, n. 4, p. 772-802, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13090 Acesso em: 5 jan. 2022.
OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus; PORTO, Cristiane de Magalhães. Educação e Teoria Ator-Rede. fluxos heterogêneos e conexões híbridas. Ilhéus: EDITUS, p. 139, 2016
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Educação em ciências na escola democrática e as relações étnico-raciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 329-344, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/13139/11886 Acesso em: 21 mar. 2020.
PROCTOR, Robert. Agnotology: A Missing term to describe the cultural production ofignorance (and its study). In: PROCTOR, Robert; SCHIEBINGER, Londa (Ed.). Agnotology: the making and unmaking of ignorance. Stanford: Stanford Univ., 2008. v. 1, p. 1-36.
RAMOS, Paulo César. Gramática negra contra a violência de Estado: da discriminação racial ao genocídio negro (1978-2018). 2021. 328 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Construindo as Epistemologias do Sul: antologia essencial. Buenos Aires: CLACSO, 2018. Volume I: Para um pensamento alternativo de alternativas.
SANTOS, Boaventura Sousa; MENEZES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.
SILVA, Fábio Augusto Rodrigues; COUTINHO, Francisco Ângelo. A formação docente em ensino de Ciências: uma reflexão a partir da epistemologia da ignorância. Educação em Foco, v. 21, n. 1, p. 197-214, mar/jun. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/305392814 Acesso em: 26 jan. 2018.
SILVA, Patrícia.; PRETTO, Nelson. Sociomaterialidade e Teoria Ator-rede na educação. Atos de Pesquisa em Educação, v. 16, p. 8676, 10 maio 2021. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8676/4979 Acesso em: 15 jan. 2021.
VENÂNCIO, Bruno; VIANA, Gabriel Menezes; SILVA, Fábio Augusto Rodrigues e. Seguindo o rastro do tempo: um estudo ator-rede de performances de práticas de ensino de licenciandos em Ciências Biológicas. ACTIO: Docência em Ciências, v. 5, n. 3, p. 1, 14 nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11915 Acesso em: 14 fev. 2022.