Abordagem investigativa dos impactos ambientais na Lagoa do Cajueiro como estratégia de ensino de Ecologia

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Cleonice Borges Lopes
Maura Rejane de Araújo Mendes

Resumo

A pesquisa propõe o ensino de Ecologia no Ensino Médio através de abordagem investigativa dos problemas ambientais da Lagoa do Cajueiro, no município de Joaquim Pires, Piauí. Teve como objetivo facilitar a aprendizagem deste tema e melhorar as estratégias de ensino.  Na metodologia desenvolvida destacou-se a aula de campo aliada às aulas expositivas dialogadas dos conteúdos propostos. Foi utilizado a observação como principal método de coleta de dados, averiguando se os estudantes compreenderam e utilizaram de forma adequada os conceitos ao longo das atividades realizadas. Constatou-se que os participantes expressaram ter compreendido mais sobre o tema Ecologia, além de relatarem a importância desse tipo de atividade, por verem de perto os principais problemas que assolam o ecossistema estudado.

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Como Citar
Lopes, C. B., & Mendes, M. R. de A. (2023). Abordagem investigativa dos impactos ambientais na Lagoa do Cajueiro como estratégia de ensino de Ecologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(1), 254–274. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i1.991
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Cleonice Borges Lopes, Universidade Estadual do Piauí

Mestra em Ensino de Biologia - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Teresina, PI – Brasil. Professor efetivo - CETI José Mendes Vasconcelos, Joaquim Pires, PI - Brasil

Maura Rejane de Araújo Mendes, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Botânica - Universidade de Brasília (UnB) Brasília, DF – Brasil. Professor efetivo - Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Parnaíba, PI - Brasil.

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