Trem de doido uma sequência didática em prol de um resgate histórico da luta antimanicomial em Minas Gerais e da Educação em Direitos Humanos

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Raquel Gonçalves de Sousa
Fábio Augusto Rodrigues e Silva

Resumo

Este artigo apresenta uma sequência didática abordando os direitos humanos com ênfase em um período marcado pela exclusão de todos aqueles(as) ditas loucos(as) com sua reclusão forçada e tratamentos desumanos em manicômios como o da cidade de Barbacena – MG. A sequência didática permitiu a criação de uma peça teatral amadora. Para análise desse processo educacional, utilizou-se da metodologia “relato de experiência”. Ao se relacionar a experiência ao aporte teórico da Educação em Direitos Humanos, observou-se a relevância de uma não instrumentalização dos estudantes em um processo coletivo e autoral de aprendizagem. Percebe-se que o texto escrito para a peça se aproximou mais dos princípios da ética cordial: do “educar para o nunca mais” e da “formação do sujeito de direito”.

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Como Citar
Sousa, R. G. de, & Silva, F. A. R. e. (2023). Trem de doido: uma sequência didática em prol de um resgate histórico da luta antimanicomial em Minas Gerais e da Educação em Direitos Humanos. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1257–1278. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.964
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Raquel Gonçalves de Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado profissional em Educação e Docência - Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG - Brasil. 

Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG - Brasil. Professor - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ouro Preto, MG - Brasil.   

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