Bodies, food and curricula Minor Biology and Sciences education
Main Article Content
Abstract
This paper pays attention to the theme of food in science and biology teaching. To do so, it analyzes brazilian documents such as the Common Curriculum National Base (BNCC) and Law n° 11,947/2009, identifying how they discursively relate to the dimension of food. The writing dialogues with authors from the field of post-structuralist studies and philosophies of difference, attentive to the possibilities that crack the hegemonic science and biology teaching. With cartographic inspirations and in an essayistic way, emerges from the investigative enterprise the bet on the production of minor experiments in science and biology education, giving clues to the promotion of educational experiences based on the power that lives in everyday life, in encounters between beings and in what can be thought with desire.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
AMESTOY, Micheli Bordoli; RIGUE, Fernanda Monteiro; GONÇALVES, Débora Farina. A BNCC e a Formação de Professores: políticas, contextos e (des)alinhamentos. In: RIGUE, Fernanda Monteiro; OLIARI, Gilberto; STURZA, Raquel Brum (org.). Fios invisíveis em educação II (V.2). Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2021, p. 175-199.
BASTOS, Sandra Nazaré Dias. Por um Ensino de Biologia que se permita escutar a voz dos passarinhos e desenhar o cheiro das árvores. In: FERREIRA, Márcia Serra et al. (org.). Vidas que ensinam o ensino da vida. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. p. 149-162.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9.394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Lei 11.947/2009 (Lei Ordinária) 16/06/2009. Brasília, DF, 2009.
CORRÊA, Guilherme Carlos. EJA, educação e escolarização. In: REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPED Sul, 10., 2014. Anais... Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), 2014, p. 01-12.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Tradução: Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva; Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Vol. I. São Paulo, Ed. 34. 2019.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998. 184 p.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico: as heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013.
GALLO, Silvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 2, n. 27, p. 169-178, jul./dez. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25926/15194. Acesso em: 04 fev. 2021
GALLO, Silvio. Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença. In: CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO: DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2., 2008, Niterói. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2008.
HAN, Byung-Chul. Não-coisas: reviravoltas do mundo da vida. Petrópolis: Vozes, 2022.
INGOLD, Tim. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2010.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Editora: Companhia das Letras, 2019.
LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 27-43, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25417. Acesso em: 29 ago. 2022.
RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz; VILAÇA, Teresa. O ensino de biologia e suas articulações com as questões de corpos, gêneros e sexualidades. Bio-grafía, Bogotá, v. 9, n. 16, p. 77.86, 2016. DOI: 10.17227/20271034.vol.9num.16bio-grafia77.86. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/4500. Acesso em: 23 feb. 2023.
RIGUE, Fernanda Monteiro; SALES, Tiago Amaral. Entre humanos e não-humanos: o que pode a educação em ciências? In: SANTOS, Sandro Prado; MARTINS, Matheus Moura. Gêneros e sexualidades em redes: conversas com/na educação em ciências e biologia. Uberlândia: Culturatrix, 2022, p. 99-110.
RIGUE, Fernanda Monteiro; AMESTOY, Micheli Bordoli. A pesquisa na área da educação e do ensino: conjecturas e problematizações. Revista Cocar, Belém, v. 32, n. 15, p. 1-21, dez. 2021.
RIGUE, Fernanda Monteiro; DALMASO, Alice Copetti. Estar vivo: aprender. Revista Criar Educação, Criciúma, v. 9, n. 3, p. 130, 2020. DOI: https://doi.org/10.18616/ce.v9i3.6354. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6354. Acesso em: 29 ago. 2022.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2016.
ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. 2. ed. São Paulo: N-1 Edições, 2018. 208 p.
SALES, Tiago Amaral. A Aids como dispositivo: linhas, te(n)sões e educações entre vida, morte, saúde e doença. Pro-Posições, Campinas, v. 33, n. 1, p. 1-28, 2022a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/4Z9RTFM6sdgQ8KtHFrJ7Btp/. Acesso em: 6 dez. 2022.
SALES, Tiago Amaral; CARVALHO, Daniela Franco. Devir-comida: corpo, afetos e educações em encontros gustativos. Interfaces da Educação, Parnaíba, v. 13, n. 38, 2022. DOI: 10.26514/inter.v13i38.6107. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/6107. Acesso em: 2 mar. 2023.
SALES, Tiago Amaral; CARVALHO, Daniela Franco. Comidas e encontros: conexões entre políticas, histórias, culturas e afetos. Contraponto, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 143-161, dez. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/contraponto/article/view/108975. Acesso em 19 abr. 2021.
SALES, Tiago Amaral; ESTEVINHO, Lúcia de Fátima Dinelli. Carta para além dos muros biológicos: pistas de uma biologia menor e afetos possíveis com um documentário sobre HIV/AIDS. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 290–311, 2021. DOI: 10.46667/renbio.v14i1.484. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/484. Acesso em: 8 set. 2023.
SALES, Tiago Amaral. Entre vazios e cheios: cartografias da anorexia. ECOS: estudos contemporâneos da subjetividade, Niterói, v. 11, n. 2, p. 233-250, 2022b.
SALES, Tiago Amaral. Quando o Cartógrafo vai a Campo: travessias e poéticas de um jovem professor. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 71, n. 23, p. 24-41, 2022c. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/70186/43952. Acesso em: 6 dez. 2022.
SANTOS, Luís Henrique dos. A Biologia tem uma história que não é natural. In: COSTA, M. V. (org.). Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000. p. 229-256.
SANTOS, Sandro Prado; MARTINS, Matheus Moura. Entre encontros e ensino de biologia e gêneros e sexualidades: sopros e insurgências de uma biologia menor. Revista de Ensino de Biologia da Sbenbio, v. 13, n. 1, p. 141-152, 2020. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.314.
SANTOS, Sandro Prado; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz; MARTINS, Matheus Moura. Educação em biologia menor. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 23, n. 2, p. 382-398, 2021. DOI: https://doi.org/10.34019/19845499.2021.v23.33778.
SILVA, Tomaz Tadeu da; CORAZZA, Sandra Mara; ZORDAN, Paola (org.). Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
STIRNER, Max. O falso princípio da nossa educação. Florianópolis: Editora Imaginário, 2001.
VILELA, Mariana; SELLES, Sandra. Corpo humano e saúde nos currículos escolares: quando as abordagens socioculturais interpelam a hegemonia biomédica e higienista. Bio-grafía, Bogotá, v. 8, n. 15, p. 112.121, 2015. DOI: 10.17227/20271034.vol.8num.15bio-grafia112.121. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/4247. Acesso em: 17 feb. 2023.
XAKRIABÁ, Nei Leite. Ensinar sem ensinar. Piseagrama, Belo Horizonte, n. 15, 2021.