Dormi aluno, acordei professor de professor um relato de experiência de um processo formativo proporcionado pelo PIBID por uma ótica multidimensional
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente relato explora trajetórias docentes peculiares no PIBID, mas que se interconectam por terem como base o Ensino de Biologia e por atuarem em tempos ou espaços comuns, abrangendo papéis específicos. Trata-se de um docente, que atuou como bolsista ID, Supervisor e Coordenador de área; de uma docente que atuou como coordenadora de área e coordenadora institucional e; uma docente que atuou como Bolsista ID, atuou também no PRP e ingressou como professora efetiva da Rede estadual; ambos no campo das Ciências Biológicas e que atuam com a formação de professores para esta área. Exploramos dimensões da docência e discutimos trajetos, desafios, possibilidades e projeções, reafirmando a formação multidimensional que o PIBID proporciona, como política de estado imprescindível.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALVES, Francione Charapa; MARTINS, Elcimar Simão; LEITE, Maria Cleide da Silva Ribeiro. O PIBID ea aprendizagem do fazer docente em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. 3, p. 1586-1603, 2021.
BEGO, Amadeu Moura; SILVA, Larissa Vendramini. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no PIBID. Revista Ciência em Extensão, v. 14, n. 2, p. 20-42, 2018.
BRASIL, Ministério da Educação. PIBID - programa institucional de bolsa de iniciação à docência. Fundação Capes. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br. Acesso em: 26 mai. 2024.
CORNELO, Camila Santos; SCHNECKENBERG, Marisa. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência–PIBID: trajetória e desdobramentos. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, 2020.
JÚNIOR, Leandro Passarinho Reis; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues. O programa residência pedagógica e a aproximação com a docência em biologia: vivências, desafios e possibilidades. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 101-120, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.101120. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5150 Acesso em: 29 maio. 2024.
LIBÂNEO, José Carlos. Formação de professores e didática para desenvolvimento humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr./jun. 2015.
MIRANDA, Theresinha Guimarães. As múltiplas dimensões da formação docente para uma escola inclusiva: uma reflexão a partir da perspectiva cultural. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 4, n. 1, 2015.
OLIVEIRA, Luciani; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. O papel dos professores supervisores no PIBID de acordo com o relatado em pesquisas brasileiras. Revista Atlante, 2017.
SANTANA, Ana Júlia Soares; BASTOS, Ana Paula Solino; MOTA, Maria Danielle Araújo. Aproximações entre a natureza da Biologia e a Alfabetização Científica no contexto do Programa Residência Pedagógica. Revista de Iniciação à Docência, v. 7, p. 43-57, 2022.
SILVA, Alexsandro Alberto da; ARAÚJO, Monica Lopes Folena. Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, e21059, 2021.
SILVA, A.P.F.; PESSOA, A.S.; SILVA, J. R. S.; SILVA, V.S.; RODRIGUES, A.S. Da Inatividade à revitalização: desafios, estratégias e oportunidades na reativação do laboratório de ciências. In. BRAGA Jr., A.X.; BEZERRA, A.A.; NASCIMENTO, E.M.; MENDES, K.R.; MOTA, M.D.A (org.). PIBID UFAL – Formação de professores e construção de saberes na contemporaneidade: vivências, práticas e aprendizagens. Curitiba: CRV, 2024.
SILVEIRA, Helder Eterno. Mas, afinal: O que é iniciação à docência?. Atos de Pesquisa em Educação, v. 10, n. 2, p. 354-368, 2015.