O ANTROPOCENO EM SALA DE AULA UM CONVITE PEDAGÓGICO A OLHAR PARA O ONTEM, A ANALISAR O HOJE E A PENSAR O AMANHÃ

Conteúdo do artigo principal

Michel Mendes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estruturar uma proposta pedagógica a partir de articulações e diálogos possíveis e necessários entre o Antropoceno e o ensino de Ciências e Biologia, de modo a fomentar a formação política de estudantes diante do atual cenário de vida. Trata-se de um movimento reflexivo que convida a olhar para o passado e para a nossa própria história de vida como humanidade, a interpretar criticamente o presente e a pensar o futuro, a partir de problematizações e sugestões de caráter pedagógico, que extrapolam o conteúdo específico do ensino de Ciências e Biologia e o aproxima de questões do nosso tempo, da nossa Época, o Antropoceno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mendes, M. (2025). O ANTROPOCENO EM SALA DE AULA: UM CONVITE PEDAGÓGICO A OLHAR PARA O ONTEM, A ANALISAR O HOJE E A PENSAR O AMANHÃ. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(nesp.1), 424–445. https://doi.org/10.46667/renbio.v18inesp.1.2116
Seção
Dossiê Temático: Ensino de Biologia diante do Antropoceno: fabulando respostas, experimentando caminhos

Referências

AWG. Anthropocene Working Group. Subcommission on Quaternary Stratigraphy. 2024. Disponível em: https://quaternary.stratigraphy.org/working-groups/anthropocene. Acesso em: 30 ago. 2025.

BONNEUIL, C.; FRESSOZ, J-B. O Acontecimento Antropoceno: a Terra, a história e nós. São Paulo: Quina Editora; Campinas: Editora da Unicamp, 2024.

BRASIL. Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2023: informe anual. Brasília: ANA, 2024a.

BRASIL. Lei Lei 14.926, de 17 de julho de 2024. Altera a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, para assegurar atenção às mudanças do clima, à proteção da biodiversidade e aos riscos e vulnerabilidades a desastres socioambientais no âmbito da Política Nacional de Educação Ambiental. 2024b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/l14926.htm. Acesso em: 30 ago. 2025.

CALVINO, I. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CHAKRABARTY, D. O global e o planetário: a história na era da crise climática. São Paulo / Rio de Janeiro: Ubu Editora / Editora PUC-Rio, 2025. Tradução de Artur Renzo.

COHEN, K. M.; FINNEY, S. C.; GIBBARD, P. L.; FAN, J. X. The ICS International Chronostratigraphic Chart. Episodes 36: 199-204, 2024.

CRUTZEN, P. J.; STOERMER, E. F. The “Anthropocene”. Global Change Newsletter, Sweden, n. 41, p. 17-18, 2000. The International Geosphere–Biosphere Programme (IGBP).

DAVIS, M. Living on the Ice Shelf: Humanity’s Meltdown. Welcome to the Anthropocene, an Earth epoch defined by the emergence of urban-industrial society as a geological force - and get used to it. Guernica, 2008. Disponível em: https://www.guernicamag.com/living_on_the_ice_shelf_humani/. Acesso em: 31 ago. 2025.

DELANTY, G. Os desafios da globalização e a imaginação cosmopolita: as implicações do Antropoceno. Sociologia & Estado, Brasília, v. 33, n. 2, p. 373-388, 2018.

DESCOLA, P. ¿Humano, demasiado humano? Desacatos, n. 54, p.16-27, 2017.

FERRÃO, J. O Antropoceno como narrativa: uma lente útil para entender o presente e imaginar o futuro? Biblos, n. 3, p. 205-221, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

G1. Lixão desaba em área de preservação permanente em Goiás. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2025/06/19/aterro-desaba-em-goias-video.ghtml. Acesso em: 31 ago. 2025a.

G1. Desmoronamento de lixão contamina rios em Goiás e expõe riscos semelhantes em 2 mil municípios. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/07/08/desmoronamento-de-lixao-contamina-rios-em-goias-e-expoe-riscos-semelhantes-em-2-mil-municipios.ghtml. Acesso em: 31 ago. 2025b.

GOIÁS. Lixão Padre Bernardo: ‘Trata-se da maior tragédia ocorrida em Goiás desde o Césio-137’, afirma ICMBio. 2025. Disponível em: https://goias.gov.br/meioambiente/lixao-padre-bernardo-trata-se-da-maior-tragedia-ocorrida-em-goias-desde-o-cesio-137-afirma-icmbio/. Acesso em: 31 ago. 2025.

IOM. International Organization for Migration. Discussion Note: Migration and the Environment. 2007.

IPCC. Intergovernmental Panel on Climate Change. Relatório de Síntese AR6: Mudanças Climáticas. IPCC, Geneva, Switzerland, 2023.

KRENAK, A. Ideias para adiar o mundo. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LATOUR, B. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

LEWIS, S. L; MASLIN, M. A. Defining the Anthropocene. Nature, 519, 171-180, 2015.

MARQUES, L. Capitalismo e Colapso Ambiental. Campinas: Unicamp, 2015.

MENDES, M. A condição humana no Antropoceno: princípios educativos para horizontes legítimos de convivência. 2019. 111 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Área do Conhecimento de Humanidades. Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019.

MENDES, M. Resenha - Ideias para adiar o fim do mundo. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 38, n. 2, p. 8-14, mai./ago. 2021.

MENDES, M. Reflexões críticas do campo da educação ambiental acerca do Antropoceno. In: Anais do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental: Formação de educadoras/es ambientais: a pesquisa com.. Anais...Matinhos(PR) UFPR, 2025. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/xii-encontro-de-pesquisa-em-educacao-ambiental-456537/993994-reflexoes-criticas-do-campo-da-educacao-ambiental-acerca-do-antropoceno. Acesso em: 29 ago. 2025.

MORIN, E. A via para o futuro da humanidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

POPP, J. H. Geologia geral. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

RICHARDSON, K. et al. Earth beyond six of nine planetary boundaries. Science Advances, v. 9, n. 37, 2023.

ROCKSTRÖM, J. et al. A safe operating space for humanity. Nature, v. 461, p. 472-475, 2009.

STEFFEN, W. et al. The Anthropocene: conceptual and historical perspectives. Philosophical Transactions of The Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, v. 369, n. 1938, p. 842-867, 2011.

ZALASIEWICZ, J. O fardo insuportável da tecnosfera. In: UNESCO. (Org.). Bem-vindo ao Antropoceno. 2. ed. França: Unesco, 2018. p. 15-17.

ZALASIEWICZ, J. et al. The technofossil record of humans. The Anthropocene Review, v. 1, p. 34- 43, 2014.

ZALASIEWICZ, J. et al. The Technofossil Record: Where Archaeology and Paleontology Meet. In: ROSOL, C; RISPOLI, G. (Ed.). Anthropogenic Markers: Stratigraphy and Context, Anthropocene Curriculum. Berlin: Max Planck Institute for the History of Science, 2022.

WATERS, C. N. et al. Executive Summary - The Anthropocene Epoch and Crawfordian Age: proposals by the Anthropocene Working Group. 2024a. Disponível em: https://eartharxiv.org/repository/view/6853/. Acesso em: 30 ago. 2025.

WATERS, C. N. et al. Part 1: Anthropocene Series/Epoch: stratigraphic context and justification of rank. WATERS, C. N. et al. In: The Anthropocene Epoch and Crawfordian Age: proposals by the Anthropocene Working Group. 2024b. Disponível em: https://eartharxiv.org/repository/view/6853/. Acesso em: 30 ago. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)