25 anos de SBEnBIO fundação, momentos políticos e protagonismo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O texto começa por resgatar o contexto da fundação da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) e seu papel nas discussões em torno das políticas educacionais no país. Tece paralelos entre aquela época e o momento atual, com destaque para os interesses empresariais e sua relação com a BNCC e o chamado “Novo Ensino Médio”. Nesse percurso, evidencia-se o papel fundamental da SBEnBio no desvelamento de "falsos novos" nas propostas educacionais nacionais, na resistência aos movimentos de ataque à educação, à escola, ao ensino de Biologia e ao professor e no delineamento de cenários que busquem enfrentar os impasses presentes nesse contexto.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BIZZO, Nelio Marco Vincenzo; KAWASAKI, C.S. Este artigo não contém colesterol; pelo fim das imposturas intelectuais no ensino de ciências. Projeto: Revista de Educação Porto Alegre, v.1, n.1, p.25-34, 1999.
BIZZO, Nelio Marco Vincenzo. Meninos do Brasil: ideias sobre reprodução, eugenia e cidadania na escola. 1994, 171p. Tese de Livre-Docência, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 15 ago. 1994.
BIZZO, Nelio Marco Vincenzo; ANDRADE, Cássio Cavalcante. Reformas educacionais e a formação de professores de ciências. In: FOGUEL, Débora; SCHEUENSTUHL, Marcos Cortesão Barnsley. Desafios da educação técnico-científica no ensino médio. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2018. p. 77-95. Disponível em: https://bit.ly/ACADBRASCIEN_Form_Prof_CC , Acesso em: 19 jun. 2022.
BIZZO, Nelio Marco Vincenzo. Relevância e urgência na educação: reforma no ensino médio ou na formação de professores? In: FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UFRB, 4., 2017; SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UFRB, 5., 2017; SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID DIVERSIDADE UFRB, 4., 2017; ENCONTRO INSTITUCIONAL DO PARFOR UFRB, 1., 2017. Formação e valorização dos/as profissionais da educação: Situação atual e perspectivas futuras. Anais... Amargosa: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2017, p. 915-932, ISSN: 2446-5070. Disponível em: https://www2.ufrb.edu.br/flufrb/anais/images/anais/Anais-forum-2017-4.pdf. Acesso em: 19 jun. 2022.
BIZZO, Nelio Marco Vincenzo; EL-HANI, Charbel Niño. Paradoxo social-eugênico: uma perspectiva histórica. Revista Médicos, São Paulo, v.2, n 6, p. 66-73, 1999.
BRASIL (BNCC), Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. s/l, s/d, Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 19 de Jun 2022.
BRASIL, MEC/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997, v1. 126p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf Acesso em: 19 de jun. 2022.
FRANCE24. Zhirinovsky: Russia's ultra-nationalist who predicted Ukraine conflict Disponível em: https://www.france24.com/en/live-news/20220406-zhirinovsky-russia-s-ultra-nationalist-who-predicted-ukraine-conflict Acesso em: 19 de jun. 2022.
FRANZOLIN, Fernanda; GARCIA, Paulo Sérgio; BIZZO. Amazon Conservation and Students’ interests for biodiversity: the need to boost science education in Brazil. Science Advances, v. 6, p. eabb0110, 2020. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/sciadv.abb0110 Acesso em:19 Jun 2022.
GARCIA, Paulo Sérgio; FRANZOLIN, Fernanda; BIZZO. Longitudinal study on biodiversity in ten years of the National High School Examination. Revista Acta Scienciae, v. 24, p. 88-117, 2022, Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/6880/pdf . Acesso em:19 jun. 2022.
KAWASAKI. Discurso e prática: entrevista a Paulo Apolinário. p.22-24. Disponível em: https://www.revide.com.br/edicoes/1100/ . Acesso em: 19 jun. 2022.
KOIKE, Beth. Grandes grupos atraem mais alunos para o ensino presencial. Valor Econômico, n. 1089, 19 de nov. de 2021. Disponível em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/11/19/grandes-grupos-atraem-mais-calouros-para-curso-presencial.ghtml. Acesso em: 19 jun. 2022.
KOIKE, Beth; SCARAMUZZO, Mônica. Grupos de ensino superior voltam a analisar combinação de ativos. Valor Econômico, n. 1121, p. B1, 13 de jun. de 2022. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2022/06/13/grupos-de-ensino-superior-voltam-a-analisar-combinacao-de-ativos.ghtml. Acesso em: 19 jun. 2022.
MARTINS, José de Souza. Ameaça à universidade pública: o projeto de emenda constitucional que busca instituir o ensino pago nas universidades públicas e gratuitas é equivocado porque indiretamente privatiza o ensino secundário público. Valor Econômico, n. 1122, Suplemento Eu&Fim de Semana, p. 4, 16 e 17 de jun. 2022. Disponível em: https://valor.globo.com/eu-e/coluna/jose-de-souza-martins-ameaca-a-universidade-publica.ghtml . Acesso em: 17 jun. 2022.
REIS, Verusca Moss Simões dos; VIDEIRA, Antônio Augusto Passos. John Ziman e a ciência pós-acadêmica: consensibilidade, consensualidade e confiabilidade. Sci. Stud., São Paulo, v. 11, n. 3, p. 583-611,2013.
SUASSUNA, Ariano. Darwin e o Capitalismo. Folha de São Paulo, 8 de junho de 1999. Disponível em: https://bit.ly/FolhaSuassunaBizzoElhani . Acesso em: 19 jun. 2022.