“Coronavírus - explorando a pandemia que mudou o mundo” contribuições de um livro didático alternativo para a alfabetização científica

Conteúdo do artigo principal

Amanda Maria Garcia de Souza
Tiago Venturi
Larissa Naiara Gomes Pereira
Roberta Chiesa Bartelmebs

Resumo

2020 foi marcado pela maior crise da saúde do século XXI até o momento, também outras crises foram evidenciadas durante esse período pela desinformação. No cenário caótico, foi publicado um livro didático interdisciplinar que discute a temática envolvendo a pandemia. Ao considerar a importância de livros didáticos para o Ensino de Ciências, o objetivo deste trabalho é compreender o potencial de um livro didático alternativo para a alfabetização científica. De forma qualitativa, e utilizando Análise Textual Discursiva, as atividades foram analisadas. Os resultados demonstram que o livro se constitui um recurso para desenvolver a temática de forma interdisciplinar, tanto no ensino de ciências quanto nas demais áreas do conhecimento, possuindo potencialidades para promover capacidades de reflexão, autonomia e alfabetização científica.

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Como Citar
Souza, A. M. G. de, Venturi, T., Pereira, L. N. G., & Bartelmebs, R. C. (2024). “Coronavírus - explorando a pandemia que mudou o mundo”: contribuições de um livro didático alternativo para a alfabetização científica. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(1), 216–237. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1154
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Amanda Maria Garcia de Souza, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Palotina, PR. Brasil.

Tiago Venturi, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC - Brasil. Professor  - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Palotina, PR. Brasil.

Larissa Naiara Gomes Pereira, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Palotina, PR. Brasil.

Roberta Chiesa Bartelmebs, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática, Professora do Departamento de Educação, Ensino e Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas - PPGECEMTE da Universidade Federal do Paraná - UFPR. 

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