Formação de professores para uma educação em Biologia vivências e olhares a partir do programa residência pedagógica – Ciências Biológicas

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Tiago Venturi
Roberta Chiesa Bartelmebs
Victoria Emilia Gomes Martins

Resumo

O estudo objetiva narrar a vivência formativa de futuros professores de Ciências e Biologia em um subprojeto do Programa Residência Pedagógica. Ao analisar relatórios finais dos professores formadores e diários de campo dos licenciandos e licenciandas em Ciências Biológicas participantes, emergiram, por meio de análise textual discursiva, quatro categorias relacionadas às experiências, ao planejamento e contribuições teórico-metodológicas, interconexões universidade e escola e formação em pesquisa. Percebeu-se que aprofundamentos teórico-práticos podem contribuir com o desenvolvimento de conhecimentos profissionais necessários para uma Educação em Biologia horizontal entre seres humanos e não-humanos. Considera-se que tais conhecimentos contribuem com uma educação para a diversidade, equidade e justiça social e ambiental em tempos de avanços antidemocráticos, negacionistas da ciência e de crises climáticas.

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Como Citar
Venturi, T., Bartelmebs, R. C., & Martins, V. E. G. (2024). Formação de professores para uma educação em Biologia: vivências e olhares a partir do programa residência pedagógica – Ciências Biológicas. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(nesp.1), 621–637. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1414
Seção
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Biografia do Autor

Tiago Venturi, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC - Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Palotina, PR - Brasil. 

Roberta Chiesa Bartelmebs, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Porto ALegre, RS - Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR -  Brasil

Victoria Emilia Gomes Martins, Universidade Federal do Paraná

Mestranda  em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil.

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