Articulação teoria e prática no estágio supervisionado remoto em biologia vivência, formação e percepções em tempos de pandemia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Estágio Supervisionado em Biologia é essencial para a formação inicial dos futuros professores, pois visa articular a prática e a teoria, trocas de experiências, compartilhamentos de conhecimentos, observações e construir conhecimentos profissionais docentes. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências vivenciadas no estágio de maneira remota durante uma pandemia. O relato foi dividido em três momentos: observação, planejamento, docência. Esses momentos foram relatados de acordo com as experiências pessoais da primeira autora, evidenciando suas percepções, vivências, sentimentos, aprendizados e dificuldades no processo. Discute-se que, mesmo que o estágio tenha sido de maneira remota, construiu-se conhecimentos significativos em uma vivência da realidade escolar possível em uma crise sanitária, articulando conhecimentos biológicos, pedagógicos e tecnológicos à formação docente.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ANDRADE, M. G. Planejamento e plano de ensino de química para o ensino médio: concepções e práticas de professores em formação contínua. 276f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-30082018-152143/publico/Marcela_Gaeta_de_Andrade.pdf. Acesso em: 14, jan. 2021.
ARGENTO, H. Teoria construtivista. UFRGS, s.d, 15 p. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo11/etapa2/construtivismo.pdf. Acesso em: 09, set. 2020.
BARREIRO, I.M.F.; GEBRAN, R.A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BERNARDY, K.; PAZ, D.M.T. Importância do estágio supervisionado para a formação de professores. ciência, reflexividade e (in)certezaz, Unicruz, 2012. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2012/ccs/importancia%20do%20estagio%20supervisionado%20para%20a%20formacao%20de%20professores.pdf . Acesso em: 13, set. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.
BRASIL. Lei De Diretrizes e Base da Educação Nacional. Lei N° 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Ministério da Educação,1996.
CABRAL, G. A esperança audaz: a pedagogia de Paulo Freire. In: Ultimato. mar./abr. 2015. Disponível em: http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/353/a-esperanca-audaz-a-pedagogia-de-paulo-freire . Acesso em: 02, fev. 2021.
CARDOSO, S. et al. Estágio supervisionado em unidades de produção agrícola. Porto Alegre: UFRGS, 2011.
CORTE, A.C.D.; LEMKE, C.K. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), 12., 2015. Anais do..., 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22340_11115.pdf. Acesso em: 13, set. 2020.
FERNANDES, P. N; USTRA, S. R. V. Dificuldades na formação de professores de Biologia durante o Estágio Supervisionado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CIECITEC), 3., 2015. Anais do... Santo Ângelo, RS: UFU, 2015. Disponível em: http://san.uri.br/sites/anais/ciecitec/2015/home.htm. Acesso em: 13, set. 2020.
GHENO, S. M.; ROCHA, A. G. S.; DAL-FARRA, R. A. Estágio supervisionado em biologia: articulando saberes na formação de professores. Pedagogia em Foco. Iturama, v. 11, n. 5, p. 81-94, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/200-578-1-PB.pdf. Acesso em: 11, set. 2020.
INGOLD, T. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação. Porto Alegre: v. 33, n. 1, p. 6-25, 2010.
Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/6777. Acesso em: 13, set. 2020.
MATOS, M. A. O behaviorismo metodológico e suas relações com o mentalismo e o behaviorismo radical. In: RANGÉ, B. (Org.). Psicoterapia comportamental e cognitiva: pesquisa, prática, aplicações e problemas. Editorial PSY II, 371p, 1995.
MINAYO, M. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12.ed. São Paulo, SP: HUCITEC, 2010.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.
MOHR, A. VENTURI, T. Fundamentos e objetivos da Educação em Saúde na escola: contribuições do conceito de alfabetização científica. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, n.º Extra, p. 2348-52, 2013. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/307873/397841. Acesso em: 02, fev. 2021.
NETO, A.S. Formação de professores para o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação: TPACK como referencial. In: X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/585-0.pdf . Acesso em: 04, fev. 2021.
NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Palestra de António Nóvoa ao Sindicato dos Professores de São Paulo. São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf. Acesso em: 09, set. 2020.
PARANÁ. Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Barão do Rio Branco Ensino Fundamental e Médio. Palotina, PR: SEED: 2020.
PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTA, S. G.; LIMA M. S. L. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p.17-52.
RICOY, M. C.; COUTO, M. J. As tecnologias da informação e comunicação como recursos no Ensino Secundário: um estudo de caso. Revista Lusófona de Educação, n. 14, p. 145-156, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/349/34912396010.pdf. Acesso em: 13, jan. 2021.
SABÓIA, G. Sem internet, estudantes de favelas não conseguem se preparar para o Enem. UOL Educação. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/04/28/sem-internet-estudantes-de-favelas-sofrem-com-preparacao-online-para-enem.htm. Acesso em: 09, set. 2020.
SANTOS, E. A.; FREIRE, L. I. F. Planejamento e aprendizagem docente durante o estágio curricular supervisionado. Revista ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 263-281, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6767. Acesso em: 14, jan. 2021.
SCALABRIN, I.C.; MOLINARI, A.M.C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Centro Universitário de Araras: UNAR, v. 7, n.1, 2013, 12p. Disponível em:http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol7_n1_2013/3_a_importancia_da_pratica_estagio.pdf. Acesso em: 13, set. 2020.
SHULMANN, L. S. Knowlege and teaching: foundations of the new Reform. Harvard Educacional Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, feb. 1987.
SILVA, R. A. O.; PIOCHON, E. F. M.; MORAIS, S. P. Estágio curricular supervisionado em biologia: vivenciar e refletir a prática. Cercomp – UFG, s.d, 11p. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/248/o/Regisnei_Aparecido_de_Oliveira_Silva__Elci_Ferreira_Mendes_Piochon_e_Susigreicy_Pires_de_Morais.pdf. Acesso em: 11, set. 2020.
SOUZA, D. L. S.; SOUZA, D. N. N. Estágio da Licenciatura em Ciências Biológicas: importância e desafios. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018. Anais do... 2018. Disponível em:https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7224_10092018152003.pdf. Acesso em: 13, set. 2020.
SOUZA, E.M.F.; FERREIRA, L.G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da pandemia Covid 19. Revista Tempos Espaços Educativos, v.13, n. 32, e-14290, jan./dez. 2020.
Universidade Federal do Paraná (UFPR). Projeto pedagógico do curso. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Palotina, PR: Universidade Federal do Paraná, 2013.
Universidade Federal do Paraná (UFPR). Resolução nº 44/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Regulamenta, em caráter excepcional, as atividades didáticas das disciplinas que são ofertadas nas modalidades EaD ou parcialmente EaD, de estágio obrigatório, estágio não obrigatório e estágio de formação pedagógica, atividades formativas e atividades didáticas orientadas dos cursos de educação superior, profissional e tecnológica da UFPR durante a suspensão do calendário acadêmico do primeiro semestre letivo de 2020. Paraná: Curitiba, 2020. Disponível em: http://www.soc.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2020/05/RESOLU%C3%87%C3%83O-N%C2%BA-44-2020-CEPE-alterada-pela-Res.-n%C2%BA-58-2020-CEPE.pdf. Acesso em: 04, jan. 2021.
VELOSO, F. S.; WALESKO, A. M. H. Estágio Supervisionado Remoto de Línguas Estrangeiras em tempos de pandemia: experiências e percepções na UFPR. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 2, n. 3, p. 35 - 57, 14 set. 2020. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/42. Acesso em: 04, jan. 2021.
VENTURI, T. Educação em Saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores: contribuições das ilhotas interdisciplinares de racionalidade para o desenvolvimento profissional docente. 2018. 301f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
VENTURI, T; LISBÔA, E. S. Estágio em tempos de pandemia: mudanças de paradigma na concepção e operacionalização no ensino superior. Revista Cenas Educacionais: Caetité, BA, v.4, n.10746, p.1-25, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10746/7729. Acesso em: 18. mar. 2021.
WHO, WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2020a. Report 51 of 11.03.2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10. Acesso em: 20, mai. 2020.
ZABALZA, M.A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.