Currículo em ação na formação de professores(as) de Biologia experiência formativa em Botânica com Júri Simulado

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Ana Cristina Andrade de Aguiar Dias
Cassiane Barroso dos Anjos
Jackson Costa Pinheiro
Verônica Giuliane Monteiro Ferreira
Sheila Costa Vilhena Pinheiro

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo refletir a perspectiva do currículo em ação na formação de professores de Biologia, por meio de uma experiência formativa com júri simulado para a aprendizagem em botânica. A experiência foi desenvolvida com uma turma de 44 alunos na disciplina Estratégia e Recursos Didáticos para o Ensino de Botânica, em formato remoto, numa universidade pública federal. A dinâmica do júri simulado foi centrada na adequação do termo ‘cegueira botânica’, favorecendo a vivência de um currículo crítico em ação com a articulação de temas e conteúdos diversos. Em linhas gerais, a experiência evidenciou o envolvimento dos alunos, a valorização de suas vozes e o desenvolvimento da argumentação de ideias e posicionamentos no debate científico.

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Como Citar
Dias, A. C. A. de A., Anjos, C. B. dos, Pinheiro, J. C., Ferreira, V. G. M., & Pinheiro , S. C. V. (2023). Currículo em ação na formação de professores(as) de Biologia: experiência formativa em Botânica com Júri Simulado . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 475–492. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1043
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Ana Cristina Andrade de Aguiar Dias, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Biologia Vegetal - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Professora Associada I -  Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém, PA - Brasil. 

Cassiane Barroso dos Anjos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Biologia de Fungos, Algas e Plantas - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolos, SC - Brasil. Mestra em Ciências Biológicas  - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Belém, PA - Brasil. 

Jackson Costa Pinheiro, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciências - Universidade Federal do Pará (UFPA) - Brasil. Coordenador e Professor do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil

Verônica Giuliane Monteiro Ferreira, Universidade Federal do Pará

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil. 

Sheila Costa Vilhena Pinheiro , Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências - Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil. Professora Doutora - Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil. 

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