Análise das representações visuais do sistema nervoso central em livros de ciências e biologia através da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia

Conteúdo do artigo principal

Cláudio Vitor da Silva
João Paulo Cunha de Menezes

Resumo

Este trabalho buscou identificar a aplicabilidade da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimidia (TCAM) nas representações visuais do sistema nervoso central presentes nos livros de ciências do ensino fundamental e médio. As imagens foram avaliadas quanto ao seu valor didático e foram classificadas em decorativa, representacional, organizacional ou explicativa. Foram analisados os princípios de contiguidade espacial, coerência e sinalização na apresentação das imagens. Os resultados mostraram a aplicabilidade dos fundamentos e princípios da TCAM nos livros didáticos analisados. Concluiu-se que muitos dos princípios da TCAM são aplicados na construção dos livros, o que pode favorecer a construção de uma aprendizagem mais significativa para a temática envolvida, especialmente quando se trata de conceitos complexos como o sistema nervoso central.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, C. V. da, & Menezes, J. P. C. de. (2023). Análise das representações visuais do sistema nervoso central em livros de ciências e biologia através da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(1), 183–203. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i1.1103
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Cláudio Vitor da Silva, Universidade de Brasília

Graduação em Abi - Ciências Biológicas - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF -  Brasil. Assistente administrativo - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF -  Brasil.

João Paulo Cunha de Menezes, Universidade de Brasília

Doutor em Recursos Hídricos  - Universidade Federal de Lavras (UFLA). Lavras, MG - Brasil. Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil. 

Referências

AINSWORTH, Shaaron. The functions of multiple representations. Computers & education, v. 33, n. 2-3, p. 131-152, 1999.

AKCAY, Hakan; KAPICI, Hasan Ozgur; AKCAY, Behiye. Analysis of the representations in turkish middle school science textbooks from 2002 to 2017. Participatory Educational Research, v. 7, n. 3, p. 192-216, 2020.

ALVES, João Paulo; RAMOS, Denise de Amorim. Análise das imagens referentes ao conteúdo de bioquímica nos livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Desafios, v. 3, n. 2, 2016.

BADDELEY, Alan. Working memory. Science, v. 255, n. 5044, p. 556-559, 1992.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília, DF: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília, DF: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CANTO, E.; CANTO, L. C. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano 6° ano. São Paulo: Moderna, 2018. p.126.

CARVALHO, Karina Mendes; MENEZES, João Paulo Cunha. Mês do cérebro: uma ação visando a popularização da neurociência com alunos de ensino médio, em uma escola do DF, Brasil. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 17, n. 1, p. 37-57, 2019.

CHIAPPETTA, Eugene L.; FILLMAN, David A. Analysis of five high school biology textbooks used in the United States for inclusion of the nature of science. International Journal of Science Education, v. 29, n. 15, p. 1847-1868, 2007.

COUTINHO, Francisco Ângelo; SOARES, Adriana Gonçalves; DE MOURA BRAGA, Selma Ambrosina. Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 3, 2010.

DANTAS, Flademir Gonçalves. Entre os potiguara e os tarairiu: a temática indígena nos livros didáticos de história do Rio Grande do Norte (1952-1994). 2020. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020.

FUKUI, Ana; MOLINA, Madson; SANTIADO, Venerando. Ser protagonista ciências da natureza e suas tecnologias vida saúde e genética. São Paulo: SM Educação, 2020.

GODOY, Leandro; DELL'AGNOLO, Rosana Maria; MELO, Wolney. Multiverso ciências da natureza e suas tecnologias movimentos e equilíbrio na natureza. São Paulo: FTD, 2020.

KOZMA, Robert; RUSSELL, Joel. Students becoming chemists: developing representationl competence. Visualization in science education, p. 121-145, 2005.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.

KVELLO, Pål; GERICKE, Niklas. Identifying knowledge important to teach about the nervous system in the context of secondary biology and science education - A Delphi study. PloS one, v. 16, n. 12, p. e0260752, 2021.

LACERDA, Divaniella Oliveira; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Experimentação: análise de conteúdo dos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio (publicados no período de 2003 a 2013). Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 8, p. 163-183, 2017.

LEITE, Vanessa Rafaela; ANTUNES, Adriana; FARIA, Joana Cristina. Neurogame -sacudindo os neurônios: proposta pedagógica lúdica no ensino de ciências. Enciclopédia Biosfera, v. 8, n. 15, 2012.

LOPES, Sônia. ROSSO, Sergio. Ciências da Natureza Lopes & Rosso Corpo humano e Vida Saudável. São Paulo: Editora Moderna, 2020.

MAYER, Richard; MAYER, Richard E. (ed.). The Cambridge handbook of multimedia learning. Cambridge: Cambridge Univ., 2009.

MEGID NETO, Jorge; FRACALANZA, Hilário. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, p. 147-157, 2003.

MOMSEN, Jennifer L.; LONG, Tammy M.; WYSE, Sara A.; EBERT-MAY, Diane. Just the facts? Introductory undergraduate biology courses focus on low-level cognitive skills. CBE -Life Sciences Education, v. 9, n. 4, p. 435-440, 2010.

MUNAKATA, Kazumi. O livro didático: alguns temas de pesquisa. Revista brasileira de história da educação, v. 12, n. 3, p. 179-197, 2012.

NEVES, Ricardo Ferreira; DOS ANJOS CARNEIRO-LEÃO, Ana Maria; FERREIRA, Helaine Sivini. A imagem da célula em livros de Biologia: uma abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 1, p. 94-105, 2016.

PAIVIO, Allan. Mental representations: a dual coding approach. Oxford: Oxford Univ., 1986.

PAPAGEORGIOU, George; AMARIOTAKIS, Vasilios; SPILIOTOPOULOU, Vasiliki. Illustration characteristics regarding visual representations of microcosm in textbooks of chemistry: evolving a systemic network. Science Education International, v. 30, n. 3, 2019.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, p. 76-97, 2006.

SOUZA, Lucia Helena Pralon de; GOUVÊA, Guaracira. Imagens da saúde no livro didático de ciências. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009. Anais do ...

SOUZA, Lucia Helena Pralon; REGO, Sheila Cristina Ribeiro. Imagens em livros didáticos de ciências e as orientações do programa Nacional do livro didático. Ensaios pedagógicos, v. 2, n. 3, p. 5-15, 2018.

TEODORO, Virginia; MENEZES, João Paulo C. Imagem síntese de proteína em livros de Biologia: abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 19, n. 2, p. 13-32, 2021.

WITTROCK, Merlin C. Generative processes of comprehension. Educational psychologist, v. 24, n. 4, p. 345-376, 1989.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.