Recursos didático-pedagógicos diversificados para o ensino de Botânica

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Rosiane Elvina Sousa de Andrade
Natanael Charles da Silva
Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo

Resumo

O estudo objetivou discutir, por meio da construção e aplicação de uma Sequência Didática que fez uso de recursos didático-pedagógicos diversificados, sobre o processo de ensino e aprendizagem em botânica diante da diversidade de ferramentas pedagógicas utilizadas. A pesquisa qualitativa contou com a participação de 34 alunos do ensino fundamental II (educação básica) de uma escola localizada na cidade de Natal-RN. Os resultados apontam que as atividades proporcionaram maior interação entre os estudantes, maior autonomia no desenvolvimento das atividades e descoberta de novas ferramentas didático-pedagógicas por parte dos discentes. Portanto, a diversificação dos recursos metodológicos a serem utilizados em sala de aula enriquece e dinamiza o processo de ensino e aprendizagem, pois promove a participação coletiva dos alunos.    

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Como Citar
Andrade, R. E. S. de, Silva, N. C. da, & Araújo, M. F. F. de. (2024). Recursos didático-pedagógicos diversificados para o ensino de Botânica. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(1), 114–136. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1142
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Rosiane Elvina Sousa de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, RN - Brasil.  Professora da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Norte. Natal, RN - Brasil.  

Natanael Charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática  - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, RN - Brasil. Professor de Biologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - (IFPA) Campus Abaetetuba. Francilândia, Abaetetuba, PA - Brasil. 

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP - Brasil.  Professora titular - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, RN - Brasil. 

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