A Tomada de consciência da relação entre mitocôndria e cloroplastos aprendizagem significativa numa universidade pública no sudoeste da Bahia, Brasil

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Matheus Souza de Santana
Jerry Adriane Pinto de Andrade

Resumo

Esta pesquisa qualitativa, analisa o impacto dos seminários e da construção de mapas com o software Cmap Tools na tomada de consciência de cinco estudantes em Biologia em uma universidade pública no sudoeste da Bahia. Considera o pensamento lógico-matemático nas classificações dos alunos, evidenciando as relações entre mitocôndrias e cloroplastos. Foram realizadas entrevistas filmadas no Google Meet e análises de fóruns no Google Classroom, seguindo Bardin. Os resultados revelaram duas categorias: i) a consciência das relações entre mitocôndrias e cloroplastos e ii) a tomada de consciência da importância da cooperação e afetividade nos seminários. Constatou-se uma evolução na compreensão dessas relações, sugerindo que esses níveis de conceituação são essenciais para a compreensão de citologia e podem orientar práticas pedagógicas.

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Como Citar
Souza de Santana, M., & Pinto de Andrade, J. A. (2025). A Tomada de consciência da relação entre mitocôndria e cloroplastos: aprendizagem significativa numa universidade pública no sudoeste da Bahia, Brasil. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(1), 169–188. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i1.1748
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa

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