Articulación de teoría y práctica en prácticas supervisadas a distancia en biología experiencia, entrenamiento y percepciones en tiempos de pandemia
Contenido principal del artículo
Resumen
La Pasantía Supervisada en Biología es fundamental para la formación inicial de los futuros profesores, ya que tiene como objetivo articular la práctica y la teoría, el intercambio de experiencias, el intercambio de conocimientos, el conocimiento y la construcción de conocimientos docentes profesionales. En este sentido, el objetivo de este trabajo es reportar cómo se vivieron las experiencias en la pasantía de forma remota durante una pandemia. El informe se dividió en tres momentos: observación, planificación, docencia. Estos momentos fueron relatados de acuerdo a las vivencias personales de la primera autora, mostrando sus percepciones, vivencias, sentimientos, aprendizajes y dificultades en el proceso. Se argumenta que, si bien la pasantía fue remota, se construyeron conocimientos adquiridos en una vivencia de la realidad escolar posible en una crisis de salud, articulando conocimientos biológicos, pedagógicos y tecnológicos a la formación docente.
Descargas
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Citas
ANDRADE, M. G. Planejamento e plano de ensino de química para o ensino médio: concepções e práticas de professores em formação contínua. 276f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-30082018-152143/publico/Marcela_Gaeta_de_Andrade.pdf. Acesso em: 14, jan. 2021.
ARGENTO, H. Teoria construtivista. UFRGS, s.d, 15 p. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo11/etapa2/construtivismo.pdf. Acesso em: 09, set. 2020.
BARREIRO, I.M.F.; GEBRAN, R.A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BERNARDY, K.; PAZ, D.M.T. Importância do estágio supervisionado para a formação de professores. ciência, reflexividade e (in)certezaz, Unicruz, 2012. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2012/ccs/importancia%20do%20estagio%20supervisionado%20para%20a%20formacao%20de%20professores.pdf . Acesso em: 13, set. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.
BRASIL. Lei De Diretrizes e Base da Educação Nacional. Lei N° 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Ministério da Educação,1996.
CABRAL, G. A esperança audaz: a pedagogia de Paulo Freire. In: Ultimato. mar./abr. 2015. Disponível em: http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/353/a-esperanca-audaz-a-pedagogia-de-paulo-freire . Acesso em: 02, fev. 2021.
CARDOSO, S. et al. Estágio supervisionado em unidades de produção agrícola. Porto Alegre: UFRGS, 2011.
CORTE, A.C.D.; LEMKE, C.K. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), 12., 2015. Anais do..., 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22340_11115.pdf. Acesso em: 13, set. 2020.
FERNANDES, P. N; USTRA, S. R. V. Dificuldades na formação de professores de Biologia durante o Estágio Supervisionado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CIECITEC), 3., 2015. Anais do... Santo Ângelo, RS: UFU, 2015. Disponível em: http://san.uri.br/sites/anais/ciecitec/2015/home.htm. Acesso em: 13, set. 2020.
GHENO, S. M.; ROCHA, A. G. S.; DAL-FARRA, R. A. Estágio supervisionado em biologia: articulando saberes na formação de professores. Pedagogia em Foco. Iturama, v. 11, n. 5, p. 81-94, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/200-578-1-PB.pdf. Acesso em: 11, set. 2020.
INGOLD, T. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação. Porto Alegre: v. 33, n. 1, p. 6-25, 2010.
Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/6777. Acesso em: 13, set. 2020.
MATOS, M. A. O behaviorismo metodológico e suas relações com o mentalismo e o behaviorismo radical. In: RANGÉ, B. (Org.). Psicoterapia comportamental e cognitiva: pesquisa, prática, aplicações e problemas. Editorial PSY II, 371p, 1995.
MINAYO, M. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12.ed. São Paulo, SP: HUCITEC, 2010.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.
MOHR, A. VENTURI, T. Fundamentos e objetivos da Educação em Saúde na escola: contribuições do conceito de alfabetização científica. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, n.º Extra, p. 2348-52, 2013. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/307873/397841. Acesso em: 02, fev. 2021.
NETO, A.S. Formação de professores para o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação: TPACK como referencial. In: X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/585-0.pdf . Acesso em: 04, fev. 2021.
NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Palestra de António Nóvoa ao Sindicato dos Professores de São Paulo. São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf. Acesso em: 09, set. 2020.
PARANÁ. Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Barão do Rio Branco Ensino Fundamental e Médio. Palotina, PR: SEED: 2020.
PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTA, S. G.; LIMA M. S. L. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p.17-52.
RICOY, M. C.; COUTO, M. J. As tecnologias da informação e comunicação como recursos no Ensino Secundário: um estudo de caso. Revista Lusófona de Educação, n. 14, p. 145-156, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/349/34912396010.pdf. Acesso em: 13, jan. 2021.
SABÓIA, G. Sem internet, estudantes de favelas não conseguem se preparar para o Enem. UOL Educação. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/04/28/sem-internet-estudantes-de-favelas-sofrem-com-preparacao-online-para-enem.htm. Acesso em: 09, set. 2020.
SANTOS, E. A.; FREIRE, L. I. F. Planejamento e aprendizagem docente durante o estágio curricular supervisionado. Revista ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 263-281, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6767. Acesso em: 14, jan. 2021.
SCALABRIN, I.C.; MOLINARI, A.M.C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Centro Universitário de Araras: UNAR, v. 7, n.1, 2013, 12p. Disponível em:http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol7_n1_2013/3_a_importancia_da_pratica_estagio.pdf. Acesso em: 13, set. 2020.
SHULMANN, L. S. Knowlege and teaching: foundations of the new Reform. Harvard Educacional Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, feb. 1987.
SILVA, R. A. O.; PIOCHON, E. F. M.; MORAIS, S. P. Estágio curricular supervisionado em biologia: vivenciar e refletir a prática. Cercomp – UFG, s.d, 11p. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/248/o/Regisnei_Aparecido_de_Oliveira_Silva__Elci_Ferreira_Mendes_Piochon_e_Susigreicy_Pires_de_Morais.pdf. Acesso em: 11, set. 2020.
SOUZA, D. L. S.; SOUZA, D. N. N. Estágio da Licenciatura em Ciências Biológicas: importância e desafios. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018. Anais do... 2018. Disponível em:https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7224_10092018152003.pdf. Acesso em: 13, set. 2020.
SOUZA, E.M.F.; FERREIRA, L.G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da pandemia Covid 19. Revista Tempos Espaços Educativos, v.13, n. 32, e-14290, jan./dez. 2020.
Universidade Federal do Paraná (UFPR). Projeto pedagógico do curso. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Palotina, PR: Universidade Federal do Paraná, 2013.
Universidade Federal do Paraná (UFPR). Resolução nº 44/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Regulamenta, em caráter excepcional, as atividades didáticas das disciplinas que são ofertadas nas modalidades EaD ou parcialmente EaD, de estágio obrigatório, estágio não obrigatório e estágio de formação pedagógica, atividades formativas e atividades didáticas orientadas dos cursos de educação superior, profissional e tecnológica da UFPR durante a suspensão do calendário acadêmico do primeiro semestre letivo de 2020. Paraná: Curitiba, 2020. Disponível em: http://www.soc.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2020/05/RESOLU%C3%87%C3%83O-N%C2%BA-44-2020-CEPE-alterada-pela-Res.-n%C2%BA-58-2020-CEPE.pdf. Acesso em: 04, jan. 2021.
VELOSO, F. S.; WALESKO, A. M. H. Estágio Supervisionado Remoto de Línguas Estrangeiras em tempos de pandemia: experiências e percepções na UFPR. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 2, n. 3, p. 35 - 57, 14 set. 2020. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/42. Acesso em: 04, jan. 2021.
VENTURI, T. Educação em Saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores: contribuições das ilhotas interdisciplinares de racionalidade para o desenvolvimento profissional docente. 2018. 301f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
VENTURI, T; LISBÔA, E. S. Estágio em tempos de pandemia: mudanças de paradigma na concepção e operacionalização no ensino superior. Revista Cenas Educacionais: Caetité, BA, v.4, n.10746, p.1-25, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10746/7729. Acesso em: 18. mar. 2021.
WHO, WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2020a. Report 51 of 11.03.2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10. Acesso em: 20, mai. 2020.
ZABALZA, M.A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.