A temática indígena no ensino de Ciências da Natureza e a aplicação da Lei nº 11.645/08

Conteúdo do artigo principal

Ana Luísa Oliveira de Paula
Imelda Martins de Sousa
Alice Melo Ribeiro
Bruce Lorran Carvalho Martins de Sousa
Joelma Rodrigues da Silva

Resumo

A obrigatoriedade do ensino da temática História e Cultura Indígena na educação básica é prevista pela Lei nº 11.645/08. A análise quanto ao cumprimento desta lei é o principal objetivo deste trabalho, para isso, a metodologia se desenvolveu por meio de uma abordagem quali-quantitativa exploratória com o uso de questionário online como instrumento de pesquisa. Busca-se identificar os processos vivenciados no Ensino Médio por estudantes da Universidade de Brasília (UnB), bem como suas opiniões sobre o ensino da temática. As informações coletadas foram analisadas a partir do método de categorização emergente. A apreciação do estudo permite concluir a importância de uma educação intercultural e livre de preconceitos, possibilitando a valorização das culturas indígenas e o cumprimento da lei em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Paula, A. L. O. de, Sousa, I. M. de ., Ribeiro, A. M. ., Sousa, B. L. C. M. de ., & Silva, J. R. da . (2022). A temática indígena no ensino de Ciências da Natureza e a aplicação da Lei nº 11.645/08. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 612–633. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.734
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Ana Luísa Oliveira de Paula, Universidade Federal de Brasília

Graduação em Ciências Biológicas - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil.

Imelda Martins de Sousa, Universidade de Brasília

Graduação em Ciências Biológicas - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil.

Alice Melo Ribeiro, Universidade de Brasília

Doutorado em patologia molecular - imunologia aplicada - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil. Professora magistério superior - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil.  

Bruce Lorran Carvalho Martins de Sousa, Universidade de Brasília

Mestrado em Ensino de Ciências - Universidade de Brasília - Brasília, DF - Brasil. Professor regente da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Brasília, DF - Brasil.

 

Joelma Rodrigues da Silva, Universidade de Brasília

Doutora em História - Universidade de Brasília - Faculdade UnB - Campus Planaltina. Brasília, DF - Brasil. Professora magistério superior da Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil.

Referências

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. Do cientificismo ao diálogo intercultural na formação do professor e ensino de ciências. Revista Interações. Brasil, v. 10, n. 31, 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/lei/l11645.htm

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRIGHENTI, Clovis Antônio. Decolonialidade, ensino e povos indígenas: uma reflexão sobre a Lei nº 11.645 In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 28., 2015. Anais..., Florianópolis, 2015.

COLLET, C.; PALADINO, M.; RUSSO, K. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Contracapa Livraria, 2014. p. 8.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação. Currículo em movimento da educação básica ensino médio. Brasília, DF: MEC, 2020.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1982.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2008.

GUIMARÃES, M.; MEDEIROS, H. Q. Outras epistemologias em educação ambiental: o que aprender com os saberes tradicionais dos povos indígenas. Rio Grande: Revista eletrônica do mestrado em Educação Ambiental, 2016.

GÜLLICH, R. I. C. Reflexões acerca da etnobiologia e etnoecologia no brasil. Paraná: Atena Editora, 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010. Disponível em: http://censo2010.ibge.gov.br/resultados

MINAYO, M. C. S. et al. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

NETO, Nivaldo Aureliano Léo. A contextualização dos saberes para a descolonização de um ensino de Biologia que reconheça as identidades e diferenças. Pós-Doutorado em Educação e Contemporaneidade - Universidade do Estado da Bahia, Salvador. 2018.

PACHÓN, Carolina Leidy; GONÇALVES, Carolina Brandão. Implicações do diálogo “cultura indígena-ciência” na divulgação científica. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, Boa Vista, v. 2, 2021. Edição temática - Formação, narrativas e alternativas pedagógicas inclusivas. E-ISSN: 2675-3294

RODRIGUES, Renata Cordeiro; BARBALHO, Alexandre Almeida. A obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira e indígena na rede de ensino: um estudo sobre a implementação da Lei Nº 11.645/08 no conteúdo programático das escolas públicas de Caucaia. Conhecer: debate entre o público e o privado, v. 6, n. 17, 2016.

SANTOS, Fernanda. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 6, n. 1, mai. 2012.

SCHNEIDER, E. M.; FUJII, R. A. X.; CORAZZA, M. J. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 569-584, 2017.

SILVA, Edson Hely. Índios: pensando o ensino e questionando as práticas pedagógicas. Instrumento: Revista de estudo e pesquisa em Educação. Juiz de Fora, v. 21, n. 2, p. 168-186, jul./dez. 2019.

SILVA, Edson. Os povos indígenas e o ensino: possibilidades, desafios e impasses a partir da Lei 11.645/2008. In: FERREIRA, Gilberto Geraldo; SILVA, Edson Hely; BARBALHO, José Ivamilson Silva. (Org.). Educação e diversidade: um diálogo necessário na Educação Básica. Maceió: EDUFAL, 2015, p.161-180.

SOUSA, R. S.; GALIAZZI, M. C. A categoria na análise textual discursiva: sobre método e sistema em direção à abertura interpretativa. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 514-538, 2017.

WALSH, Catherine. La educación intercultural en la educación. Peru: Ministério de Educación [Documento de trabalho]. 2001.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Artigos Semelhantes

<< < 26 27 28 29 30 31 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.