Between nudes, pornographic revenge and sexting what does the biology teaching have to do with these questions?
Main Article Content
Abstract
In this text, we seek to discuss the importance of teaching Biology in discussions related to the practice of sexting. This practice consists in the sharing and posting of messages, photos and videos of sexual, sensual and erotic connotation, through digital technologies, for boyfriends, girlfriends, dating and flirting guys or girls, friends or for a crowd of known and unknown people. The discipline of Biology is understood as a space authorized to discuss bodies and sexualities; however these discussions are anchored in biomedical, organic and hygienist knowledge. We understand that the teaching of Biology must take into account the social, cultural and political relations, which involve themes like bodies, genders and sexualities, providing opportunities to discussions such as sexting take place at school.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
ÁLVARES, Rafael Lefcadito. Política 2.0 Youtube: jornalismo cidadão e a campanha on-line de Barack Obama. Bauru, 2011. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.
ALVES, Nakano Thiago. #JuntasContraVazamentos: uma análise dos conflitos éticos da campanha publicitária da marca Always. Disponível em: https://www.academia.edu/19526460/_JuntasContraVazamentos_uma_ana_lise_dos_conflitos_e_ticos_na_campanha_publicita_ria_da_marca_Always . Acesso em: 19 set. 2016.
BARROS, Suzana da Conceição de. Sexting na adolescência: análise da rede de enunciações produzida pela mídia. Rio Grande, 2014. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
BARROS, Suzana da Conceição de; RIBEIRO, Paula Regina Costa; QUADRADO, Raquel Pereira. Sexting na adolescência: problematizando seus efeitos no espaço escolar. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 1185 - 1204, set./dez. 2015.
BARROS, Suzana da Conceição de; OLIVEIRA, Natália de Quadros; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Estratégias de educação menor: militando a favor das questões de gêneros e sexualidades na escola. In: WENDER, Faleiro; SANTOS, Sandro Prado; SANGALLI, Andreia (Org.). Ciências da natureza para a diversidade. Goiânia: Kelps, 2020. p. 291-319.
BRITZMAN, Deborah. Curiosidade, sexualidade e currículo. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 83-111.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
FERNÁNDEZ, Jorge Flores. Sexting, sextorsão e grooming. In: ABREU, Cristiano Nabuco de; EISENSTEIN, Susana; ESTEFENON, Bruno. (Org.). Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 72-93.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. 18. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2007.
GALLO, Silvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 2, n. 27, p. 169-178 jul./dez., 2002. Disponível em: seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25926. Acesso em: 10 de março 2021.
GALLO, Silvio. Educação menor: produção de heterotopias no espaço escolar. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; SILVA, Méri Rosane Santos da Silva; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de; GOELLNER, Silvana Vilodre; SOUZA, Jane Felipe de (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: discutindo práticas educativas. Rio Grande: Ed. da FURG, 2007. p. 93-102.
GALLO, Sílvio. Deleuze & Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. 98p.
GONZÁLEZ, Macarena Donoso; FERNÁNDEZ, Elisabet Montoro. Redes sociales y buen uso de internet. Un programa de intervención en el primer ciclo de la E.S.O. In: IBÁÑEZ-MARTÍN, José Antonio; FUENTES, Juan Luis. (Coord.) SIMPOSIO INTERNACIONAL DE FILOSOFÍA DE LA EDUCACIÓN: APRENDIZAJE ÉTICO-CÍVICO EN ENTORNOS VIRTUALES. Biblioteca Online, 2015. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=cAbWCQAAQBAJ&pg=PT5&lpg=PT5&dq=GONZÁLEZ,+Macarena+Donoso;+FERNÁNDEZ,+Elisabet+Montoro.+Redes+sociales+y+buen+uso+de+internet.+Un+programa+de+intervención+en+el+primer+ciclo+de+la+E.S.O.&source=bl&ots=mD4k6TG8NW&sig=mzM970kPbXabGq7mjY9pavMahnA&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi7mY_YmsbPAhXFDZAKHZNiCtMQ6AEIHDAA#v=onepage&q=GONZÁLEZ%2C%20Macarena%20Donoso%3B%20FERNÁNDEZ%2C%20Elisabet%20Montoro.%20Redes%20sociales%20y%20buen%20uso%20de%20internet.%20Un%20programa%20de%20intervención%20en%20el%20primer%20ciclo%20de%20la%20E.S.O.&f=false . Acesso em: 20 março 2021.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.
LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2010. (Coleção Comunicação).
LEMOS, André. Cibercultura e mobilidade: a era da conexão. Disponível em: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n41/alemos.html . Acesso em: 01 set. 2013.
LIVINGSTONE, Sonia M.; GÖRZI, Anke.: the exchang of sexual messages online among European Youth. Disponível em: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=R__hfWbE3DwC&oi=fnd&pg=PA151&dq=sexting&ots=xgFY_KWBBG&sig=OUwvJxT8HwSASuFuIv5OquCyJUM - v=onepage&q=sexting&f=false. Acesso em: 28 jun. 2020.
MARCELLO, Fabiana de Amorim. Sobre os modos de produzir sujeitos e práticas na cultura: o conceito de dispositivo em questão. Currículo sem Fronteiras, Portugal, v. 9, n. 2, p. 226-241, jul./dez. 2009.
MAX & MARIANO. Eu vou jogar na internet. Site dos artistas: http://maxemariano.com.br/Musicas. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AayhwWpZ-Ec . Acesso em: 10 ago. 2020.
MORANDO, André; SOUZA, Nadia Geisa Silveira de. Corpo, sexualidade e gênero: verdades imbricadas ao ensino de ciências e de biologia. Revista Diversidade e Educação, Rio Grande, v. 7, n. 1, p. 227-243, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9034/5992 . Acesso em: 25 fev. 2021.
PRIMO, Alex; LUPINACCI, Ludmila; VALIATI, Vanessa; BARROS, Laura. Práticas de comunicação privada na internet. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 38., 2015. Anais… Rio de Janeiro, 2015, p. 1-15.
RIBEIRO, Paula Regina Costa. Inscrevendo a sexualidade: discursos e práticas de professoras das séries iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre, 2002. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica) - Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.
RIBEIRO, Paula Regina Costa. (Re)Pensando outras possibilidades de discutir a sexualidade na escola In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; QUADRADO, Raquel Pereira. Corpos, gêneros e sexualidades: questões possíveis para o currículo escolar. 2 ed. Rio Grande: Ed. da Furg, 2008. p. 39-43. (Caderno Pedagógico-Anos Finais).
SAFERNET BRASIL. Banner: Você navega com segurança? Disponível em: http://divulgue.safernet.org.br/banners/infografico.png. Acesso em: 30 jul. 2012.
SAFERNET BRASIL. Canal Helpline. Disponível em: http://helpline.org.br/indicadores . Acesso em: 20 set. 2016.
SAFERNET BRASIL. Canal Helpline. Disponível em: http://helpline.org.br/indicadores . Acesso em: 02 fev. 2021.
SALTER, Michael; CROFTS, Thomas. Responding to revenge porn: challenges to online legal impunity. In: COMELLA, L.; TARRANT, S. (Ed.). New views on pornography: sexuality, politics and the law. 2015. p. 1-18. Disponível em: https://www.academia.edu/7833345/Responding_to_revenge_porn_Challenges_to_online_legal_impunity . Acesso em: 19 set. 2020.
SANTOS, Sandro Prado; MARTINS, Matheus Moura. Entre encontros e ensino de biologia e gêneros e sexualidades: sopros e insurgências de uma biologia menor. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 141-152, 2020.
Disponível em: http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/314. Acesso em: 6 jan. 2021.
SANTOS, Sandro Prado; MARTINS, Matheus Moura. Manifesto: linhas e maquinações e minorações e biologias e... Revista Coletiva: Coluna. Educação e diferenças e... Recife, n. 15, dez. 2020. Disponível em: https://www.coletiva.org/educacao-e-diferencas-e-n15. Acesso em: 16 fev. 2021.
SANTOS, Sandro Prado; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Trans-tecendo os territórios da Educação em Biologia: tessituras com os corpos, gêneros e sexualidades. In: RIZZA, Juliana Lapa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes; RIBEIRO, Paula Regina Costa (Org.). Tecituras sobre corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar. Rio Grande: Ed. da Furg, 2019. p. 99-110.
SANTOS, Sandro Prado; SILVA, Fabrício Aparecido Gomes da; MARTINS, Matheus Moura. Sexualidades e gêneros e educação em biologia menor e cartografias de suas pequenas redes em livros didáticos - PNLD/2018. Revista Diversidade e Educação, Rio Grande, 2021. No prelo.
WILLARD, Nancy E. Sexting and youth: achieving a rational response. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/49619915_Sexting_and_Youth_Achieving_a_Rational_Response . Acesso em: 28 jun. 2013.