A construção curricular em EJA a educação em Ciências que se cria nas frestas da precariedade e da resistência

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Mariana Cassab

Resumo

A pesquisa busca compreender os processos de construção dos currículos de Ciências na EJA. Apoiada em autores das teorias críticas e do pensamento freiriano, produz um contexto de inteligibilidade empenhado em analisar o currículo como uma construção social modelada pela agência de suas educadoras, em face aos condicionantes estruturais que configuram suas ações. Por meio da realização de entrevistas, a interpretação põe em relevo os movimentos que as educadoras fazem diante do desafio de superar uma identidade aulista, tensionando modos de atuação profissional na qual se busca conquistar maior autonomia e criação de desenhos curriculares próprios para a modalidade. Para tal, é exigente aprender a escutar os educandos, construir o diálogo e combater seus sentidos de autodesvalia.

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Como Citar
Cassab, M. (2023). A construção curricular em EJA: a educação em Ciências que se cria nas frestas da precariedade e da resistência. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 728–753. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1072
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Mariana Cassab, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói, RJ - Brasil. Professora Associada III - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, MG - Brasil. 

Referências

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