Análise da contribuição da história da ciência ao ensino da teoria celular em livros didáticos de Biologia

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Adeilson Moizés de Oliveira
José Adolfo Mota de Almeida
Jaqueline Moritz

Resumo

Os livros didáticos constituem importante fonte de pesquisa dos professores, incluindo, por exemplo, temas relacionados à história da Teoria Celular. Nessa perspectiva, esta pesquisa analisou como os livros didáticos de biologia, do ensino médio, têm trabalhado as questões históricas relacionadas à Teoria Celular. Para isso, foram selecionados três livros didáticos, os quais foram analisados para verificar como os autores utilizaram a História da Ciência, ao contextualizarem temas relacionados à Teoria Celular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise bibliográfica e documental. Como metodologia de análise, empregamos a Análise de Conteúdo, estabelecendo, como categorias, algumas das visões deformadas apresentadas por Gil Pérez e colaboradores. Os resultados revelaram que muitas das visões deformadas de ciência são reproduzidas nos livros didáticos.

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Como Citar
Oliveira, A. M. de, Almeida, J. A. M. de, & Moritz, J. (2023). Análise da contribuição da história da ciência ao ensino da teoria celular em livros didáticos de Biologia . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 865–887. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1013
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Adeilson Moizés de Oliveira, Instituto Federal do Paraná

Licenciado em Ciências Biológicas - Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Umuarama. Umuarama, PR - Brasil.  Mestrando em Sustentabilidade - Universidade Estadual de Maringá e  Instituto Federal do Paraná  (PSU-UEM/IFPR). Maringá, PR - Brasil. 

José Adolfo Mota de Almeida, Instituto Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus Umuarama. Umuarama, PR - Brasil. 

Jaqueline Moritz, Instituto Federal do Paraná

Doutoranda em Geografia - Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Guarapuava, PR - Brasil.  Mestre em Educação - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cascavél, PR - Brasil. Docente - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) - Campus Umuarama. Umuarama, PR - Brasil. 

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