Ensino de Microbiologia o que ficou de aprendizado depois da pandemia?

Conteúdo do artigo principal

Aline da Silva Goulart
Kellen Mariane Athaide Rocha
Márcio Tavares Costa
Silvana Peterini Boeira
Vanderlei Folmer

Resumo

O ensino de microbiologia tem se tornado cada vez mais relevante, considerando os recentes acontecimentos na sociedade. Entretanto, ele ainda é abordado de forma simplificada. Assim, o objetivo do estudo é compreender como a temática está sendo desenvolvida. Para isso, foi desenvolvido um questionário online, e a coleta de dados realizada por meio da técnica bola de neve. Os resultados obtidos indicam que os docentes abordam microrganismos por meio de teorias existentes na literatura, sendo os livros didáticos os materiais mais utilizados. Ainda, os microrganismos, na maioria dos casos, são abordados apenas em seus aspectos negativos. A partir disso, foi elaborada uma cartilha com o objetivo de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do tema.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Goulart, A. da S., Rocha, K. M. A., Costa, M. T., Boeira , S. P., & Folmer, V. (2023). Ensino de Microbiologia: o que ficou de aprendizado depois da pandemia?. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 821–843. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1088
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Aline da Silva Goulart, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS - Brasil. Mestra em Bioquímica da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bagé, RS - Brasil.

Kellen Mariane Athaide Rocha, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Bioquímica  - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bagé, RS - Brasil. Professor substituto - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bagé, RS - Brasil

Márcio Tavares Costa, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Bioquímica - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bagé, RS - Brasil. Técnico de Laboratório - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bagé, RS - Brasil.

Silvana Peterini Boeira , Universidade Federal do Pampa

Doutora em Farmacologia - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS - Brasil. Professora adjunta - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bagé, RS - Brasil. 

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) - Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM). Santa Maria, RS - Brasil. Professor Titular - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bagé, RS - Brasil.

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